+A +/- -A
ABLAS, Maria de Nazaré Ordonez de Souza. História e histórias: um estudo comparativo entre os romances Memorial do Convento, de José Saramago e Yaka de Pepetela. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1998.

ABREU, Marizéte Borges. Personagem e voz na figura feminina dos romances de Ana Miranda e José Saramago. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2007.

ALLEMAND, Maria Lucia de Oliveira. Leitura da pátria portuguesa - A jangada de pedra. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 1992.

ALMEIDA, Simone Elisa. A encenação da crueldade de Artaud na narrativa de Saramago. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.

ALMEIDA, Milla Benicio Ribeiro de. A Caverna de José Saramago: uma Narração além do Romance Histórico. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.

ALMEIDA, Múcio Sévulo Fonseca. Existencialismo e humanismo na estrutura trágica d’O Evangelho segundo Jesus Cristo, romance de José Saramago. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2005.

ALVARENGA, Lussandra Drummond de. O olhar feminista em José Saramago: uma leitura de O Evangelho segundo Jesus Cristo e Memorial do Convento. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2005.

ALVES, Francisco das Chagas Jacinto. A construção duplicada em O homem duplicado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010.

AMORIM, Amle Albernaz de. O tempo condicional em Saramago. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005.

ANTONIETTI, Tania Mara. O realismo mágico na comunhão estética entre Memorial do Convento e Cem Anos de Solidão. Araraqura/ São Paulo: UNESP, 2007.

ANTUNES, Marilda Coan. Literatura e História: intertextos em Memorial do convento, de José Saramago. Tubarão: Universidade do Sul de Santa Catarina, 2004.

BARBOSA, Ramses Albertoni. Labrys - Saramago, Pessoa e Borges de mãos dadas. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002.

BARBOSA, Francisco Leandro. A remitologização de Jesus Cristo pela narrativa de José Saramago. Araraquara/ São Paulo: UNESP, 2004.

BARBOSA, Debora Lúcio. Todos os Nomes: Um percurso Bakhtiniano em torno da Personagem de José Saramago. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006.

BARDARI, Sérsi. A reconstituição da identidade em A Jangada de Pedra de José Saramago: uma análise sêmio-discursiva. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1998.

BARROS, Jacqueline de Faria. O tempo está próximo, uma leitura de Objecto Quase de José Saramago. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2002.

BARONE, Alexandre Vincenzo. O Evangelho do Poder em José Saramago: o triunfo da emancipação humana em: O Evangelho Segundo Jesus Cristo, A Caverna e Ensaio Sobre a Lucidez. Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2006.

BEIJO, Marilda. Da criação à recriação: o percurso intertextual e metalingüístico em O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago. Assis/ São Paulo: UNESP, 2006.

BERTOQUINI, Maria Inês Peixoto Braga. Ricardo Reis e a História: Morte, Vida ou Ressurreição? Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Letras, 1999.

BIZIAK, Jacob dos Santos. Do mítico que dá a certeza ao questionamento que dá a dúvida: os olhares de Herculano e Saramago sobre a realidade histórica de Portugal - em que(m), você acredita?. Araraquara/São Paulo: UNESP, 2009.

BORGES, Ana Paula Carraro. Do santo ao homem: Francisco de Assis sob o olhar de Saramago. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008.

BORGES, Alexander Jéfferson N. Movimento de procura. Discursos e subjetividades em O ano da morte de Ricardo Reis. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2007.

BRANDÃO, Vanessa Cardozo. Centro e margens literárias: alegoria e mito A caverna, de José Saramago. Belo Horizonte: Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais, 2005.

BUENO, Aparecida de Fátima. O poeta no labirinto: a construção do personagem em O ano de morte de Ricardo Reis. Campinas/ São Paulo: Universidade Estadual de Campinas, 1994.

CAMPOS, Andréa Mirana. Releituras de Francisco de Assis; a santidade segundo Saramago. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2003.

CAMPOS, Juliana Santana.  Levantado do chão de José Saramago e Nenhum olhar de José Luís Peixoto: uma leitura do espaço narrativo. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica, 2009.

CANO, José Ricardo. A presença da épica em A Jangada de Pedra, de José Saramago - um estudo dialógico com Os Lusíadas. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2004.

CAPUANO, Claudio de Sá. Tudo que trago são papéis: história, escrita e ironia em Que farei com este livro ?, de José Saramago. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2001.

CARMO, Maria José do. Fantasmagorías de um Pintor Exótico - O Grotesco Insólito no Ensaio sobre a Cegueira. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006.

CARVALHO, Maria Tereza. Literatura e religião: três momentos de aproveitamento do Novo Testamento na Literatura portuguesa.  Campinas/ São Paulo: Universidade Estadual de Campinas, 1995.

CARVALHO, Elair de . O Feminino entre a tradição e a transgressão: Maria Moura de Rachel de Queiroz e Blimunda de José Saramago. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2003.

CARVALHO, Tânia Regina Casado Vaz. A escritura de O ano da morte de Ricardo Reis como mosaico de textos. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2004.

CARVALHO, Maria Cristina Chaves de. “Aqui o mar acaba e a terra principia”: o lugar que se revela em A Jangada de Pedra. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2006.

CASTRO, Marcílio França. O tempo da vertigem na ficção de José Saramago: um ensaio sobre a história do cerco de Lisboa. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2001.

CÉSAR, Maria Cecília de Salles Freire. A Dança das Vozes no Evangelho Poético de José Saramago. São Paulo: Pontificia Universidade Católica de São Paulo, 1996.

CINTRA, Agnes Tereza Colturato. Caverna-Mundo: Paródia moderna em José Saramago. Araraquara/ São Paulo: UNESP, 2004.

COELHO A.C. S. José Saramago e Evgen Bavcar: os paradoxos do olhar. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2006.

COELHO, Maria de Lourdes Morgado. Um mergulho na ficção da História. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2009.

COELHO, Lilian Reichert. Um evangelho sem dogmas: (Re) Leitura do texto bíblico po um narrador do século XX. Araraquara/ São Paulo: UNESP, 2000.

CHARBEL, Marli Schmidt. As personagens e o dialogismo em Ensaio sobre a Cegueira. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000.

CHRISTAL, Wendel Cássio. Do barro ao pó: uma leitura de A Caverna, de José Saramago, sob o prisma da alegoria. São José do Rio Preto/ São Paulo: UNESP, 2005.

CONRADO, Iris Selene. O ser humano e a sociedade em Saramago: um estudo sociocultural das obras Ensaio sobre a cegueira e Ensaio sobre a lucidez. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2006.

CONCEIÇÃO, Devanir Maria da. A Jangada de pedra, de José Saramago: a utopia de uma nova identidade ibértica. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2007.

CONCEIÇÃO, Elisabete Macedo da. Blimunda e Maria de Magdala: mulheres entre o profano e o sagrado nas narrativas de José Saramago. Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2006.

CONSEDEY, Jaqueline Nunes da Fonseca. A expressividade da pontuação em Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago. Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2005.

CORRÊA, Silvana Aparecida Domingos. A História tecida e destecida em I Promessi Sposi e Memorial do Convento. São José do Rio Preto/ São Paulo: UNESP, 2003.

CORRÊA,  Héllen de Souza Dutra. Imagens em labirinto: uma leitura de Todos os Nomes, de José Saramago. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.

CORRÊA, Eloisa Porto. A demanda da identidade através do espelho: uma leitura de O homem duplicado de José Saramago. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005.

CORSO, Josiele Kaminski. No limiar do outro, o Eu - a temática do duplo em O Homem duplicado, de José Saramago. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.

COSTA, Maria dos Reis da. Jesus Cristo sob a ótica de Saramago: paródia como espaço para a diferença. Juiz de Fora/ Minas Gerais: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2002.

COSTA, Cibele Lopreste. O efeito estético e a catarse: a singularidade em O Evangelho segundo Jesus Cristo de José Saramago. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004.

CRUZ, Clara Angélica Agustina Suárez. A narrativa ficcional dos objetos (uma leitura de Objecto quase, de José Saramago) Assis/ São Paulo: UNESP, 1998.

DALCOL, Susana Iron. Memorial do Convento: visão irônica e revisão da História. Santa Maria/ Rio Grande do Sul: Universidade Federal de Santa Maria, 1999.

DIAS, Vanessa Guimarães Monteiro Ferreira. Desconstrução em perspectiva: Memorial do convento - uma leitura semiótica. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2003.

DIOGENES, Nivaldo Medeiros. Os brancos do desassossego: a doutrina das cores segundo José Saramago. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2008.

DORNELLES, Ana Lariça de Mello. As personagens feminas em A jangada de pedra, e O amigo distante - uma possibilidade de estudo comparativo. Santa Maria/ Rio Grande do Sul: Univesidade Federal de Santa Maria, 2000.

DWORZAK, Regina Helena. O Duplo em Saramago. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006.

DUTRA, Isadora. Ondulações da identidade portuguesa: Estudo sobre identidade e poder em A jangada de pedra, de José Saramago. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2002.

DURAN, Cassilda. O ano da morte de Ricardo Reis: uma recriação do mito - Pessoa. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1999.

ENCARNAÇÃO, João dos Santos Cabrita da. Em Visita a Saramago. O Ano da Morte de Ricardo Reis – Uma Leitura. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2001.

FEITOSA, Marcia Manir Miguel. A condição ibérica em A jangada de pedra, de José Saramago. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1992.

FERNANDES, Fabricio Flores. Rasura e emenda: a paródia em História do cerco de Lisboa. Santa Maria/ Rio Grande do Sul: Universidade Federal de Santa Maria, 2003.

FERNANDES, Luiz Claudio Franco. Sombras da caverna: globalização e identidade em Sombras de Reis Barbudos (José J. Veiga) e em A Caverna (José Saramago). Feira de Santana/ Bahia: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2005.

FERRETO, Alcina Aparecida Molina. O discurso paródico no Cristo de José Saramago. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2007.

FERREIRA, Rita de Cássia Silva. O Homem Duplicado: a subversão das identidades. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004.

FERREIRA, Priscila de Oliveira. Ricardo Reis: ficção da ficção. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006.

FIGUEIREDO, Poliana Ganan de Brites.  O discurso do poder e o poder dos discursos em Ensaio sobre a lucidez e As intermitências da morte de José Saramago. São José do Rio Preto/ São Paulo: UNESP, 2010.

GALERA, Maria Cláudia. Utopia e Realismo Maravilhoso em El Reino de Este Mundo de Alejo Carpentier e A Jangada de Pedra de José Saramago. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1998.

GEROLDO, Nanci. O grotesco e as festas populares em Memorial do Convento. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000.

GOMES, Daniel de Oliveira. Poder e mal-estar em José Saramago. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2001.

GOMES, Murilo de Assis Macedo. Entre as trevas e a luz:o percurso labiríntico em Todos os nomes, de José Saramago. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009. 

GONÇALVES, Isael Cristina Ramos. A jangada de pedra: uma viagem pela cultura e pela história peninsulares. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1999.

GONÇALVES NETO, Nefatalin. A ordem e o caos: Plauto e José Saramago. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011.

GOUVEIA, Vanda Maria Gouveia Fernandes. O discurso religioso em O Evangelho segundo Jesus Cristo. Universidade Católioca Portuguesa, Faculdade de Filosofia de Braga, extensão do Funchal, 1998.

GUERRA, Ana Paula. As relações dialógicas entre o romance A Caverna, de José Saramago, e o Mito Platônico. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2004.

GUIMARÃES, Andresa Fabiana Batista. Os cegos em Sábato e em Saramago - análise comparativa de alguns procedimentos. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005.

HELLOU, Giórgia. Um olhar na obra de Saramago. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2006.

HENRIQUES, Maria das Neves. Antes de um Manual de Pintura e Caligrafia: uma poética Modernista por Almada Negreiros. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2008.

JESUS, Ana Paula da Costa Carvalho de. Exercícios de ser poeta - Manoel de Barros e José Saramago na Literatura infantil. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005.

JURSIC, Barbara. Os fantasmas de Fernando Pessoa em O ano da morte de Ricardo Reis. Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Departamento de Literaturas Românicas, 2009.

KARAN, Henriete. Sensorialidade e liminaridade em Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2003.

KAWAMURA, Regina Cláudia . O ano da morte de Ricardo Reis: O leitor no jogo da ficção. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009.

LACERDA,  Iraci Judite. Personagens engajadas em sociedade de classes: uma leitura comparativa entre O tempo e o vento, de Érico Veríssimo, e Levantando do chão, de José Saramago. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2007.

LACERDA, Wagner. Alegorias da resistência, dialética da desalienação: literatura, história e política na obra de José Saramago. Juiz de Fora/ Minas Gerais. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2009.

LAITANO, Paloma Esteves. As pequenas memórias na ficção de José Saramago: a recordação da infância como matéria literária. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica, 2010.

LEÃO, Maria Luiza. O sagrado e o profano no diálogo de Saramago com a bílblia. Juiz de Fora/ Minas Gerais: Universidade Federal de Juiz de Fora, 1996

LEONARDO, Devalcir. As máscaras da modernidade: uma leitura do ser e do poder no romance A caverna, de José Saramago. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2008.

LEITE, Rosani Nascimento. A intertextualidade na construção de História do cerco de Lisboa, de José Saramago. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2004.

LIANDO, Neli Côndello. Memorial do Convento: do lírico-grotesco ao sublime. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006.

LIMA, Márcia Elizabeti Machado. O Evangelho segundo Jesus Cristo de José Saramago: escritura e transgressão. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002.

LOPES, Patrícia Riberto. Navegar é preciso? Portugal, viagem e narrativa da nação em Murilo Mendes e José Saramago. Juiz de Fora/ Minas Gerais: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2000.

MACHADO, Fabiana Potter de Carvalho. Em nome do homem - um estudo sobre as técnicas narrativas no romance Caim de José Saramago. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011.

MAFRA, Suzana da Silva. Quando se morre duas vezes - Lázaro por Hilda, J.Queiroz e Saramago. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.

MAIA, Rita Maria de Abreu. A ficção e o fim do cerco: uma leitura de História do cerco de Lisboa, de José Saramago. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1994.

MAIA, Maria Elena Pinheiro. As formas da paródia em O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago. Araraquara/ São Paulo: UNESP, 1999.

MARTINS, Adriana Alves de Paula. História e ficção - Um diálogo. Sobre História do Cerco de Lisboa. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1992.

MARTINS FILHO, Alcindo Miguel. O Eu e a Tribo: uma leitura da subjetividade no romance Levantado do Chão de José Saramago. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2004.

MASSUCATO, Anamelia Rodrigues Marquis. Ricardo Reis e o mundo: o poeta das odes e a personagem de O ano da morte de Ricardo Reis. Maringá: Universidade Estudal de Maringá, 2006.

MATOS, Francilene Lima de. “Que fizemos com Camões?” Estudo sobre a recepção do Poeta, autor e personagem. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2005.

MEDEIROS, Juliana Pádua da Silva. Navegar é preciso: o leitor contemporâneo e os desafios da leitura hipertextual em Abrindo o caminho e A maior flor do mundo. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011.

MENEZES, Priscila Bezerra de. São Francisco de Assis: construção e desconstrução do ícone. Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2009.

MESQUITA, Maria Luísa Raimundo. Do estatuto polifônico do narrador em História do Cerco de Lisboa, de José Saramago. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1993.

MIRANDA, Débora Rodrigues. Levantado do chão: o romance e a crônica em hibridização. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009.
 
MUNER, Camila Rocha. O ethos irônico de Saramago: uma leitura de Ensaio sobre a cegueira e O conto da ilha desconhecida. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010.
 
NEDEL, Paulo Augusto. O evangelho segundo o narrador. O papel do narrador em O Evangelho segundo Jesus Cristo de José Saramago. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007.

OLIVEIRA, Ana Lucia Moura de. Personagem, linguagem e construção:projeções do espaço em Memorial do convento. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2001.

OLIVEIRA, Eleuza Batista de. O grotesco e a inquisição nas obras In Nomine Dei e O Judeu. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2004.
 
OLIVEIRA, Rodrigo Paes Baptista. Obscenidades pós-modernas: resíduos e vestígios em A caverna de José Saramago. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006.
 
OLIVEIRA, Davi da Silva. As falas do silêncio das personagens Sebastiana Maria de Jesus, D. Maria Ana Josefa e Blimunda de Jesus no romance Memorial do convento, de José Saramago. São Paulo: Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, 2008.

OLIVEIRA, Sandra Regina de. Um Sobre - Ensaio de cegos. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.

OLIVEIRA NETO, Pedro Fernandes de. Retratos para a construção da identidade feminina na prosa de José Saramago. Pau dos Ferros: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia, 2011.

PASCOLI, Maria do Carmo. Navegar ainda é preciso: uma leitura de A Jangada de Pedra. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2001.

PATARRA, Denise. O padre voador e a sua representação literária por José Saramago e Afonso de E. Taunay. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2003.

PEREIRA, Paulo Fernando de Camargo. A recepção de José Saramago no Brasil. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1999.

PINHEIRO, Eula Carvalho. Tudo provavelmente são ficções. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1993.

PINHEIRO, Katia da Matta. Ficção e história no Memorial do convento - fronteiras entre diferentes narrativas na obra de Saramago. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 1994.
 
PINHEIRO, Vanessa Neves Riambau. O trágico e o demoníaco em O Evangelho segundo Jesus Cristo, de Saramago. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007.

PINTO, Maria Marcia Matos. Passado / presente nos romances Boca do Inferno, de Ana Miranda e Memorial do Convento de José Saramago. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000.
 
PREVEDELLO, Tatiana. Mimese e realidade em O ano da morte de Ricardo Reis. Santa Maria/ Rio Grande do Sul, 2006.

QUADROS, Denise de. Afetos e estranhamento em O ano da morte de Ricardo Reis. Santo Ângelo/ Rio Grande do Sul: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, 2008.

RHEINHEIMER, Marione. A essência que nos redime: um percurso através da cegueira. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1999.

REGO, Andréia Regia Nogueira do. A perspectiva desmitificadora em O Evangelho segundo Jesus Cristo. São José do Rio Preto/ São Paulo: UNESP, 2002.

ROCHA, Marcelo da Silva. Espaço, tempo e liminaridade em A jangada de Pedra, de José Saramago. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2002.

ROCHA, Paulo Victor de Souza. O Evangelho Segundo Jesus Cristo: As Boas Novas de uma Consciência Infeliz. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.

ROCHA E SILVA, Rejane Vecchia. Ficção e história: um estudo comparativo entre Incidente de Antares, de Érico Veríssimo e Levantado do chão, de José Saramago. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1994.

ROLIM, Michelle de Oliveira. Memórias inventadas e vividas em José Saramago: entre verdade e ficção. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2009.

ROMEIRO, Mariana Astolpho. As imagens da Espanha em A jangada de pedra (1986), de José Saramago. Assis/ São Paulo: UNESP, 2009.

ROSSI, Vilma Lia de. Trajetórias do discurso utópico - Uma leitura comparativa entre Levantado do chão, de José Saramago, e Yaka, de Pepetela. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1998.

ROSSI, Celeste Antenore. A cegueira como fator de iluminação da consciência. São José do Rio Preto/ São Paulo: UNESP, 2002.

SAMPAIO, Michele Dull. O Alentejo por duas palavras: o levantar de corpos, sonhos e vidas - a propósito de Seara de vento, de Manuel da Fonseca, e Levantado do chão, de José Saramago. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2003.

SANTOS, Ceres C. Fernandes Vaz. O narrador plural na obra de José Saramago. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1989.

SANTOS, Julia Fraga dos. Labirintos de espelhos: estudo sobre a narrativa de José Saramago. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1993.

SANTOS, Rita Maria Dias Alves dos. A utopia fantástica do Ensaio Sobre a Cegueira. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2000.

SANTOS, Patricia Conceição Silva. A figura de Jesus entre o espiríto e a carne. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2001.

SANTOS, Rosemary Conceição dos. Excertos metafóricos e possibilidades alegóricas no Memorial do Convento: algumas considerações. Araraquara/São Paulo: UNESP, 2003.

SANTOS, Margarete. Marcas de ironia e alegoria em Ensaio sobre a cegueira. São José do Rio Preto/ São Paulo: UNESP, 2003.

SANTOS, Maria Alzira de Carvalho. Leitura semiótica de A Jangada de Pedra, de José Saramago, para alunos do ensino médio. Londrina: Universidade Estudal de Londrina, 2005.

SANTOS, Joanice Antonia. Tempo de cegar e de olhar: a metáfora da alienação em o Ensaio sobre a cegueira de José Saramago. Feira de Santana/ Bahia, 2009.

SANTOS, Wodisney Cordeiro dos. Quando a morte se apaixona: uma reflexão sobre imortalidade e finitude em As Intermitências da Morte, de José Saramago. Salvador: Universidade do Estado da Bahia, 2009.

SANTOS, Luciana Alves. Mito e utopia em A Caverna, de José Saramago: o despertar da consciência. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010.

SELISTRE, Maria Teresa. História e ficção: a estranha nação de Rafael Mendes e A jangada de pedra. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1991.

SILVA, Vera Lopes da. História do cerco de Lisboa: um cerco de discursos. Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 1993.

SILVA, Sandro Luís. A personagem Blimunda em Memorial do Convento, de José Saramago: tradição e transgressão. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2001.

SILVA, Adriana Camponogara Aires da. O Maravilhoso na composição de história de Memorial do convento. Santa Maria/ Rio Grande do Sul: Universidade Federal de Santa Maria, 2002.

SILVA, Maria Ivonete Coutinho da. Ensaio sobre a cegueira: um olhar que transcende o olho. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2002.

SILVA, Ana Maria Leite da. Nos labirintos da memória, o resgate da história: uma leitura do romance Todos os nomes, de José Saramago. Rio de Janeiro: Universdade Federal do Rio de Janeiro, 2002.

SILVA, Flavia Belo Rodrigues da. Entre a cegueira e a lucidez: a tentativa de resgate da essência humana nos ''ensaios'' de José Saramago. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006.

SILVA, Janaína de Souza. Em nome dos filhos: o percurso edípico de Jesus no evangelho segundo Saramago. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2004.

SILVA, Haidê. Ficção e história em O ano da morte de Ricardo Reis. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002.

SILVA JÚNIOR, Wilton Divino da. A transgressão no Evangelho de Saramago: um efeito discursivo. Tocantins: Universidade Federal do Goiás, 2009.

SOUZA, Luana Soares de. A intertextualidade em Memorial do convento. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1992.

SOUZA, Valfrides Jacinto. O trágico Jesus Cristo de José Saramago. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2007.

SOUZA, Ronaldo Ventura. O Jesus de Saramago e a leitura que revisita Cristo. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2007.

SOUZA, Eli Fernandes de. Auto dos Anfitriões e O homem duplicado: diferentemente iguais. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2009.

SOUZA, Jorge Avelino de. A Trindade Profana de Saramago: Ironia e Paródia em O Evangelho Segundo Jesus Cristo. Brasília: Universidade de Brasília, 2009.

STORTI, Eione Francisco Ramos. A Construção da personagem feminina em Memorial do Convento. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2005.

THIMOTÉO, Saulo Gomes. Entre o literário e o político: as formas de conscientização nas crônicas de José Saramago. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2010.

TEIXEIRA, Eliane de Alcântara. O insólito e a desumanização em Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1999.

TEIXEIRA, Vanessa Ribeiro. Saramago e Pepetela - identidades submersas: Kiandas, jangadas, águas revoltas... Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004.

TEIXEIRA, Alexandre. Don Giovanni ou o dissoluto absolvido de José Saramago: um novo horizonte para o antigo pecador. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.

TEIXEIRA, Cristina Maria  Borges. O Universo Intertextual em Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2002.

TESCHE, Camile Carolina Pereira da Silva. História e poder: uma leitura de Levantado do chão. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2007.

TOMÁS, Maria Manuela Rodrigues. O ensaio sobre a cegueira na construção de um Anti-Édipo. Universidade Nova de Lisboa, 1998.

VALENTIM, Cláudia Atanázio. Vozes em exílio dentro da pátria: alguns ecos na literatura portuguesa do século XX. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1998.

VALENÇA, Ana Maria. O amor é o fim do cerco: o erotismo em História do Cerco de Lisboa, de José Saramago. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1993.

VARELLA, Celeste. Memorial do convento: Uma narrativa palimpsesta. Rio de Janeiro:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1995.

VASCO, Paola Cristina Rojas. A travessia do labirinto - intertextualidade de Saramago e Cortázar nos contos O embargo No se culpe a nadie. Assis/ São Paulo: UNESP, 1997.

VASCONCELLOS, Rosemeire Ribeiro. Entre Tradição e Ruptura: um Desvelar de Histórias. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2001.

VASCONCELOS, Lucas Jorio. Um passado Levantado do Chão: Outro- tempo para a História. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2003.

VAZ, Susana Regina. História, Memória, Ficção: um estudo comparado de Memórias do Cárcere e O Ano da Morte de Ricardo Reis. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1998.

VENTURA, Susana Ramos Ventura. Escritores revisitam escritores: a leitura de Fernando Pessoa - Ricardo Reis, por José Saramago e de Graciliano Ramos e Cláudio Manuel da Costa, por Silviano Santiago. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2001.

VENTUROTTI, Fabiano. Uma biografia portuguesa em Levantado do chão: lugares da metaficção em José Saramago. Vitória/ Espírito Santo: Universidade Federal do Espírito Santo, 2009.

VEIGA, Robson Luiz. Um cerco de Lisboa esteticamente construído entre dois tempos e duas estações. Goiânia: Pontifícia Universidade Calólica de Goiás, 2013.

VICENTE, Sara Marisa Marques. Construção e Desconstrução de Identidades em A Caverna de José Saramago e Who’s afraid of Virginia Woolf? de Edward Albie. Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2008.

VIEIRA, Daniela de Araujo. Alegorias da cegueira. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.

VINCHINSKY, Flávio Garcia. Do mito Camões ao outro Camões de José Saramago. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009.

WITTMANN, Helena Luzia. Levantado do Chão: um romance de fé. Universidade Clássica de Lisboa, 1991.




A princípio os trabalhos aqui estão dispostos em ordem alfabética. É nosso propósito organizá-los por obra literária a título de faciliar buscas e evitar repetições. Para contribuir com informações a esta página, leia Contribuições ou entre contato.