+A +/- -A
- Celebra-se hoje, 29 de junho de 2011, o 4º aniversário da Fundação José Saramago. Pela ocasião será lida a edição recente lançada pela Editorial Caminho, Palavras para Saramago.

- Encontro Internacional sobre José Saramago em Roma. Mais informações aqui.

- Entre outubro e novembro vindoura, deve chegar às livrarias pela Caminho a edição de Clarabóia, romance inédito do escritor José Saramago, escrito em 1953.

- Dia 18 de junho chega às lojas o DVD de José e Pilar e o CD da sua trilha sonora. Além desses lançamentos, a Caminho edita dois novos títulos – Palavras Para José Saramago (livro que reúne textos publicados quando da morte do escritor portugues) e o infantil O Silêncio da Água (conto extraído de As pequenas memórias); a Caminho ainda reedita Viagem a Portugal, com prefácio de Claudio Magris.

- Será lançado, agora, pela Gradiva, o A Última Entrevista de José Saramago. O livro de José Rodrigues dos Santos, prefaciado pela viúva do escritor, Pilar del Río, transcreve a entrevista que o Prêmio Nobel de Literatura deu ao jornalita em outubro de 2009, uma conversa na altura registada pelas câmaras da RTP e que acabaria por ser a última grande entrevista do escritor antes da sua morte a 18 de Junho de 2010. Realizada oito meses antes do falecimento de José Saramago, em Lanzarote, nesta entrevista o escritor deixa uma profunda reflexão sobre o seu trabalho, a literatura, a vida, o mundo e a morte

- Extensa programação pelo aniversário de morte de José Saramgo. Saiba mais aqui.

- Crianças lançam Um flor para Saramago. Leia mais aqui.

- A Fundação José Saramago divulga trecho daquele que seria o segundo romance na carreira de José Saramago. Depois de publicado Terra do pecado em 1947, Saramago teria escrito um outro romance a se chamar Clarabóia. Leia aqui.

- Dia 18 de março de 2011 será aberto em Tías, Lanzarote, A Casa, complexo cultural que integra a casa e a biblioteca de José Saramago.

- O silêncio da água, novo livro de José Saramago para crianças

- Chega às livrarias o primeiro livro póstumo do escritor José Saramago; chama-se El último cuaderno e foi lançado em Barcelona no dia 17 de fevereiro de 2011. No ato de lançamento do livro, a viúva do escritor, Pilar del Río, noticiou que está trabalhando também na edição daquele que seria o último romance de Saramago, Alabardas! Alabardas! Espingardas, Espingardas.

- Cátedra Libre José Saramago promove o Seminário Reflexiones Críticas a 20 años de la novela El evangelio según Jesucristo. Clique aqui, para abrir convite.

- Feira do livro de Sevilha 2011 terá como homenageado o escritor português José Saramago

- José Saramago na versão grafitti

- Ensaio sobre a cegueira ganha uma adaptação para o teatro pelo grupo Là-bas.






.............................
Para receber as novidades desse espaço ou enviar notícias relacionadas a José Saramago entre contato aqui.