+A +/- -A
José Saramago em Lanzarote em cena do documentário Janela da alma. Fonte: Internet/Divulgação


Cinema

Adaptações

- A jangada de pedra (The Stoneraft), adaptação do romance A jangada de pedra; filme do diretor George Sluizer.

- José & Pilar - o retrato de uma relação, filme documentário de Miguel Gonçalves Mendes

- Lanzarote, la isla estrellada, filme documentário de Manuel Mora Morales em que o escritor participa com uma entrevista.

- As sete últimas palavras de Cristo na cruz, filme de Josí Savall a partir do texto de Joseph Haydn; o escritor participa com o texto As sete palavras do Homem.

- Língua - vidas em português, filme documentário de Victor Lopes em que José Saramago participa com depoimentos sobre a língua portuguesa.

- Biblioteca Mindlin - Um mundo em páginas, filme documentário de Cristina Fonseca em que José Saramago participa com depoimentos sobre a literatura portuguesa e recita textos.

- Oscar Niemeyer - A vida é um sopro, filme documentário de Fabiano Maciel, em que José Saramago participa com depoimentos sobre o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

- José Saramago - Levantado do chão, filme documentário produzido pela RTP no ano que se completou dez anos de atribuição do Prêmio Nobel de Literatura ao escritor José Saramago.

- O caminho de Salomão, curta-metragem que relata a viagem realizada em junho de 2009 de José Saramago, Pilar del Río e alguns amigos que perfizeram o itinerário percorrido pelo elefante Salomão, personagem de A viagem do elefante, em terras portuguesas.








As informações aqui expostas são de pesquisas aleatórias feitas na web. É muito provável que a lista esteja incompleta e, nessa conformidade, os leitores, podem entrar em contato e indicar as eventuais ausências.