Mito e poética na literatura contemporânea, de Vera Bastazin, é um livro surpreendente. Primeiro, por oferecer apreciável desenvoltura na apresentação e discussão de importantes conceitos de teoria literária; segundo, por se constituir em prazeroso exercício de composição, como a imitar a natureza dos próprios assuntos, que são, entre outros: prosa artística no romance moderno, conceito e uso da personagem de ficção, estrutura do mito e do enunciado poético, pluralidade de sentidos na comunicação estética. O livro de Vera Bastazin possui, assim, a virtude de funcionar como uma espécie de roteiro conciso para um conceito humanista de literatura, pois, entendido como manifestação singular de impulso artístico do homem, o texto literário originar-se-ia na própria existência e a ela daria sentido.
Mito e poética na literatura contemporânea divide-se em duas grandes unidades, interligadas pela necessidade de argumentação dissertativa. A primeira, caracterizando-se como exposição de pressupostos, investiga noções básicas para a formação de um repertório teórico consistente, tais como a relação entre história e ficção, entre razão e sensibilidade, entre fantasia e realidade, entre a coisa e sua representação na arte. A segunda, parte mais importante do trabalho, ocupa-se da análise da ficção de José Saramago, particularmente do romance O Evangelho segundo Jesus Cristo. Tanto quanto a primeira, essa parte evidencia, em seus estudos, uma escritora atenta ao pormenor estilístico e à ordenação estética das estruturas maiores do texto literário. Identificando com o processo essencialmente alegórico de ficção de José Saramago, o livro de Vera Bastazin privilegia a investigação hermenêutica, embora dê também atenção à análise dos processos linguísticos responsáveis pela produção do sentido. Diante de trabalho tão instigante, o leitor poderá discordar de um ou outra convicção da autora, mas dificilmente deixará de admitir a utilidade de suas lições e a eficiência de seus argumentos.
Ivan Teixeira