+A +/- -A
ALLEMAND, Maria Lúcia de Oliveira. Tempo e voz: o percurso trágico-ideológico na narrativa de José Saramago. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1996.

ANDRADE, Cátia Ines Negrão Berlini de. História e literatura na Lisboa de Salazar: O ano da morte de Ricardo Reis e Sostiene Pereira. Assis/ São Paulo: UNESP, 2007.

BARBOSA, Francisco Leandro. Mito e literatura na obra de José Saramago. Araraquara/São Paulo: UNESP, 2009.

BARROS, Jacqueline de Faria. Todos os homens-nomes na caverna: uma trilogia de sombras. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense. 01/08/2007

BARROZO, Renato Alves. Leituras periféricas: em busca de um leitor de José Saramago.Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005.

BASTAZIN, Vera. A personagem em José Saramago – poética e mito. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1994.

BRAGA, Miria Rodrigues. O descritivo em José Saramago: Levantado do Chão, História do cerco de Lisboa e A caverna. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2003.

CARVALHO, Tereza Isabel de. A identidade e a diferença em O homem duplicado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005.

CARREIRA, Shirley de Souza Gomes. O século XVIII revisitado: Fowles e Saramago, entre a História e a Ficção. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2000.

CINTRA, Agnes Teresa Colturato. Manual intermitente: notas sobre a poética ficcional de José Saramago. Araraquara/ São Paulo: UNESP, 2008.

COSTA, Vanessa Guimarães Monteiro Ferreira da. Identidades em Saramago: a busca do "eu". São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008.

CRUZ, João Roberto Maia da. O trabalho e a velha ousadia da palavra: de Eça a Saramago, os trabalhadores na Literatura Portuguesa. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002.

DEL PINO, Dino de Souza. Espaço, texto e narrativa: dimensões teóricos literárias. Porto Alegre: Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1993.

DEOUD,Ivana Melhem.  O que destina o homem à cegueira? cegos são os outros ou somos todos: uma leitura do Ensaio de Saramago e do Relatório de Sábato. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.

DIÓGENES, Nivaldo Medeiros. Um manual para vida por José Saramago: o limiar da nova humanidade. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2014.

FARINA, Sérgio. Estatuto poético: proposta metodológica de leitura analítica e interpretativa (Manuel Bandeira, Nelson Rodrigues e José Saramago). Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1995.

FERREIRA, Sandra Aparecida. Da estátua à pedra: a fase universal de José Saramago. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004.

FIGUEIREDO, Monica do Nascimento. O corpo na casa e na cidade: a ficção ergue a morada possível. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002.

FRANÇA, Maria José Moreira Ferreira. A tessitura do avesso: Ensaio sobre a cegueira, Todos os nomes e A caverna, de José Saramago, na mira da sátira menipéia. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2001.

GALVÃO, Jacinto Emanuel. Historiografia Cultural nos Romances de José Saramago. Salamanca: Universidade de Salamanca, Faculdade de Filologia, 2000.

GUEDES, Adriana Bittencourt. Da caverna ao shopping: caminho para a modernidade. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2006.

GOBBI, Márcia Valéria Zamboni. De fato, ficção: um exame das reações entre História e Literatura em romances de José Saramago e Almeida Faria. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1997.

GUERREIRO, Emmanuelle. Réalité et ficcion dans l’univers romanesque de José Saramago: étude des œvres «Levantado do Chão» et «O Ano da Morte de Ricardo Reis». Toulouse: Université de Toulouse II- le Mirail, 2007 (2 volumes).

GUIMARÃES, Andresa Fabiana Batista. O trabalho e o trabalhador aos olhos de José Saramago - análise de alguns procedimentos literários em Levantado do chão e A caverna. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011.

HÚNGARO, Susana Regina Vaz. Romance, revolução e utopia : um estudo comparado entre Capitães da areia, Levantado do chão e a Geração da utopia. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004.

JUBILADO, Maria Odete dos Santos. Saramago et sollers: une (ré)écriture ironique? Lisboa: Universidade de Lisboa, 1996.

LIMA, Beatriz de Mendonça. O Evangelho segundo Jesus Cristo de José Saramago: uma nova escritura de antigos testamentos. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2003.

LOPES, Marcos Aparecido. Rosário Profano - Hermenêutica e Dialética em José Saramago. Campinas/ São Paulo: Universidade Estadual de Campinas, 2005.

LORETO, Mari Lucie. Poéticas de meios fluidos: o apagamento de fronteiras nas artes visuais e literatura contemporânea. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004.

LUFT, Elizabeth Del Nero Sobrinha. Leitura e imagens no Ensaio sobre a cegueira. Araraquara/ São Paulo: UNESP, 2008.

MANTOLVANI, Rosangela Manhas. Das invasões às fogueiras: os discursos excêntricos em Saramago e Pepetela. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010.

MARGATO, Izabel. Ler (com) Saramago. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1991.

MARTINS, Adriana Alves de Paula. A Construção da Memória da Nação em José Saramago e Gore Vidal. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Letras, 2002.

MELLO, Sânderson Reginaldo de. A poética interartes na tessitura de O ouvido, de José Saramago. Assis/ São Paulo: UNESP, 2010.

MOREIRA, Francisco Ferreira. As imagens infernais em Os Sertões e Ensaio sobre a Cegueira: uma leitura mitopoética. Araraquara/ São Paulo: UNESP, 2006.

MUNDIM, Rosa Maria Santos. Criar um mundo, estar no mundo: a problematização do autor-leitorem romances de Eça de Queirós e José Saramago. Belo Horizonte: Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais, 2007.

NUTO, João Vianney Cavalcanti. Que história é essa : epos, história e paródia em Memorial do convento e Viva o povo brasileiro. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004.

OLIVEIRA, Maria Lúcia Wiltshire de. Tempo e voz: o percurso trágico-ideológico na narrativa de José Saramago. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1997.

OLIVEIRA, Paulo Custódio de Oliveira. À mão livre: cor, letra. São José do Rio Preto/ São Paulo: UNESP, 1999.

OZELAME, Josiele Kaminski Corso. O duplo, a lucidez e a morte: olhares críticos. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2010.

PRAXEDES, Walter Lúcio de Alencar. Elucidação pedagógica, história e identidade nos romances de José Saramago. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, 2001.

RIBEIRO, Heloisa Fernandes Caldas. O objeto a voz na escrita. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2003.

RICHTER, Nanci Geroldo. Os espaços infernais e labirínticos em Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2007.

ROTTA, Lilian Mangerona Corneta. Por uma arquitetura do olhar: uma extratégia narrativa. Araraquara/ São Paulo: UNESP, 2007.

SANCHEZ, Inaiê Lisandre Costa Garcia. Hibridização e vida social - um olhar comparativo entre Memorial do convento, de José Saramago e Bartolomeu de Gusmão: inventor de aerostato, a vida e a obra do primeiro inventor americano, de Afonso E. Taunay. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011.

SANT'ANNA, Jaime dos Reis. O sagrado em José Saramago. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005.

SANTOS, Rosemary Conceição dos. A recepção crítica de Todos os nomes e O homem duplicado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2006.

SANTOS, Patricia Conceição da Silva. Um viajante em busca do essencial: a personagem entre a aparência e a essência. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011.

SANTOS JÚNIOR, Reginaldo José dos.  A plausibilidade da interpretação da religião pela literatura: uma proposta fundamentada em Paul Ricoeur e Mikhail Bakhtin exemplificada com José Saramago. Araraquara/São Paulo: UNESP, 2008.

SCHWARTZ, Adriano. O abismo invertido - a inquietude do romance em'O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2003.

SEARA, Ana Maria Camargo. Fictions of nationhood and the contemporary novel written in Portuguese: José Saramago, Luandino Vieira and João Ubaldo. Michigan: Univ. of North Carolina, 1992.

SILVA, Ângela Ignatti. Tempo, espaço e autoconsciência a construção da identidade em Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008.

SOARES, Maria Antonia. José Saramago: leitor de Pessoa, autor de Ricardo Reis. Assis/ São Paulo: UNESP, 2005.

SOUZA, Luana Soares de. Narrando a nação portuguesa. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1998.

TEIXEIRA, Vanessa Ribeiro. As alegorias dos sentidos e as reconfigurações da história no Memorial do convento e n'A gloriosa família. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.

THIMÓTEO, Saulo Gomes. "Está lá tudo": o constructo literário nas crônicas de José Saramago. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2014.

VALLADARES, Maria T. do Prado. Quando a História comanda o espetáculo. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1987.

VASCO, Paola Cristina Rojas. Saramago e Sábato: videntes num universo de cegso - a metafísica da (des)esperança em Ensaio sobre a cegueira e Sobre héroes y tumbas. Assis/ São Paulo: UNESP, 2001.

VENTURA, Susana Ramos. Três romances em diálogo: Estudo comparado entre Manual de pintura e caligrafia, de José Saramago,Tropical sol da liberdade, de Ana Maria Machado e Terra sonâmbula, de Mia Couto. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2006.










Caso você disponha de algum texto do gênero sobre o escritor ou tenha conhecimento de algum não-listado aqui, veja as normas para envio de informações e entre em contato.