Ensaio sobre a cegueira: uma leitura sob a perspectiva do marxismo
por Alexandre da Silva Zanella
Ficção, história e sociedade em Ensaio sobre a cegueira e Ensaio sobre a lucidez
por Haidê Silva
A problemática de gênero em Ensaio sobre a cegueira
por Maiquel Rohrig
Intertextualidades em Ensaio sobre a cegueira
por Nanci Geroldo Richter
Ensaio sobre a cegueira e a fragilidade do ser: os cegos errantes de Saramago
por Rodolofo Pereira Passos
Uma imagem poética da desumanização em Ensaio sobre a cegueira: o espaço do manicômio em José Saramago
por Samantha Cuello Muniz e Ana Boessio
A bagagem do viajante José Saramago
por Maria Helena Sansão Fontes
Um épico de agora ascende em novo pilar: Levantado do chão ou uma outra epopeia portuguesa
por Michelle Dull Sampaio Beraldo Matter
José Saramago e a tradição do romance histórico em Portugal
por Horácio Costa
Seres em transmutação: a personagem na prosa romanesca de José Saramago
por Pedro Fernandes de Oliveira Neto
Ironia, sátira e secularização no Memorial do convento, de José Saramago
por Pedro Fonseca
A voz e a vez em Memorial do convento, de José Saramago
por Alzira Fabiana de Christo
Memorial do convento, de José Saramago e Antônio José da Silva, o judeu: entre história e ficção uma só ideologia, a pulverização de olhares e verdades
por Andréa Cristina de Paulo
José Saramago ou o romance contra a ideologia
por Tereza Cristina Cerdeira
“Um nome é nada”: de testamentos a testemunhos em Saramago
por Maria Lúcia Wiltshire de Oliveira
José Saramago, intelectual
por Rodrigo Xavier
Dois desejos de felicidade: Angola e Alentejo
por Veronica Prudente Costa
José Saramago – apresentação geral da obra
por José N. Ornelas
Saramago politicamente correto: em torno de Ensaio sobre a Cegueira
por Valeria Rosito
Entre flores e escuros, a busca da verdadeira infância
por Robson Dutra
Os papéis do cronista
por Camile Tesche
De utopias e biografias: a reinvenção biográfica em O ano da morte de Ricardo Reis
por Rafael Santana Gomes
De milagres e maravilhas: uma leitura, no feminino, de Memorial do convento
por Monica Figueiredo
Ricardo Reis, flâneur na Lisboa revisitada
por Ângela Beatriz de Carvalho Faria
A invenção do real em José Saramago
por Raquel Wandelli
Utopia e práxis: esperança e ação em Saramago e Pepetela
por Iraci Simões Rocha
Alguém teria que vir conta a história nova
por Gerson Luiz Raoni
Da imagem ao romance: Düher e a cena trágica no Evangelho de Saramago
por Janaina de Souza Silva
A ordem indecifrável do cotidiano na obra de José Saramago
por Alexandre Montaury
José Saramago: ficção inovadora e criativa
por Maria Luiza Ritzel Remédios
Um percurso na narrativa de José Saramago através da obra As intermitências da morte
por Rosimar Fernandes Ferreira e Vanderson Gonçalves Ferreira
A rota poética e ilustrativa de José Saramago em A maior flor do mundo
por Renata Beatriz Brandespin Rolon
O sagrado e o romance em O evangelho segundo Jesus Cristo
por João Vianney Cavalcanti Nuto
Vozes femininas no teatro de José Saramago
por Cláudio de Sá Capuano
O ano de 1993, o ano que não acabou
por Hilda Lontra
Três bês: Baltasar, Blimunda e Bartolomeu transgridem os mecanismos opressores em Memorial do Convento
por Rodrigo Côrrea Martins Machado
Saramago um auto-retrato da escrita
por Leão de Alencar Júnior
Blimunda: a mulher-demônio enquanto elemento do profano atuando no campo do sagrado
por Elisabete Macedo da C. dos Santos e Maria Cristina Batalha
Bartolomeu de Gusmão: o construtor de sonhos
por Maria José Pinto
De viagens e viajantes: Camões, Garret e Saramago
por Teresa Cristina Cerdeira da Silva
La construción de la identidad en Todos los nombres, de José Saramago y Los restod del día de Kazuo Ishiguro
por Graciela Beatriz Parren
As cidades visíveis de José Saramago
por Sandra Aparecida Ferreira
A verdadeira viagem: a viagem da jangada
por José Geraldo Batista
Deus e o Diabo na terra de Saramago
por Andreia Régia Nogueira do Rego
O homem duplicado, de José Saramago: a ambiguidade da morte e a celebração da vida por meio do contato do "real" com a "ficção"
por Camila da Silva Alarvace
As pequenas memórias, de Saramago: tensão entre biografia e ficção
por Adriana Marcon e Sandra Aparecida Ferreira
Inês Pedrosa e José Saramago sob o olhar da literatura infanto-juvenil
por Regina Silva Michelli
A metáfora da jangada como heterotopia
por Samira Daura Botelho
"Deixa-te levar pela criança que foste": José Saramago e As pequenas memórias
por Ana Paula Arnaut
Levantado do chão, de José Saramago: a grande novidade dos anos 80
por Lélia Pereira Duarte
Valores socioculturais nos romances de José Saramago: reflexões sobre Literatura e Sociedade
por Iris Selene Conrado
O evangelho segundo Saramago: uma leitura do simbolismo e do imaginário cristão medieval em Levantado do chão
por Eduardo Oliveira Gervásio
Considerações sobre o feminino em Claraboia
por Pedro Fernandes de Oliveira Neto
José Saramago em cordel: a memória do escritor na lira sertaneja de Medeiros Braga
por Ciro Leandro Costa Fonseca e Pedro Fernandes de Oliveira Neto
Saramago e Meirelles: linguagens, intertextualidades e recriações
por Ires Selene Conrado e Odil José de Oliveira Filho
A utopia do "centro" n'A caverna, de José Saramago
por Biagio D'Angelo
Reflexões sobre o escritor e o mercado editorial em Que farei com este livro, de José Saramago
por Cínthia Renata Gatto Silva
Das relações entre o discurso da ficção e o da história em José Saramago, re-ler O conto da ilha desconhecida
por Pedro Fernandes de Oliveira Neto
Caim de Saramago: a desconstrução do mito bíblico judaico-cristão a partir da paródia
por Eliane Alves Leal
O olhar dessacralizante do narrador em Memorial do convento, de José Saramago
por Nídia Moreira Früh e Vanessa Maidana Freire
Os quase objetos de José Saramago
por Tércia Montenegro Lemos
Todos os nomes e História do cerco de Lisboa de José Saramago: dando voz a sujeitos do limiar em contexto pós-moderno
por Sonia Frota Pessôa
Dominar e submeter: a narrativa bíblica em Caim, de José Saramago
por Susana Rodrigues Cavalcanti van der Ploeg
O limiar da humanização no romance Caim, de José Saramago
por Nivaldo Medeiros Diógenes
A escrita da leveza em Caim, de José Saramago
por Rodrigo Corrêa Machado e Gerson Roani
Ensaio sobre a lucidez, de José Saramago: Por uma ideologia do questionamento
por Pedro Fernandes de Oliveira Neto
José Saramago y las dos tradiciones novelescas
por Miguel Koleff
Impressões de Itália nas crônicas de José Saramago
por Saulo Gomes Timóteo
Eça e Saramago: a desconstrução dos cânones cristãos
por Fábio Gonçalves Fernandes e Marise Corrêa Silva
La construcción de la identidad en Todos los nombres, de José Saramago y Los restos del día de Kazuo Ishiguro
por Graciela Beatriz Perren
O ético, o artístico e o estético em A bagagem do viajante, de José Saramago
por Hilda Lontra
Ensaio sobre a lucidez, de José Saramago. Rever para reelaborar
por Pedro Fernandes de Oliveira Neto
Configurações do mal no romance Caim, de José Saramago
por Hudson Marques da Silva
Caim, de José Saramago: histórias seculares imersas em tom satírico
por Saulo Gomes Thimóteo
A singularização através de símbolos religiosos no romance Caim, de José Saramago
por Carindia do A. Marques Quevedo
Camões e Pessoa revisitados por José Saramago em O ano da morte de Ricardo Reis
por Cátia Inês Negrão Berlini de Andrade
O labirinto espacial no romance Todos os nomes, de José Saramago
por Renata Santana
por Alexandre da Silva Zanella
Ficção, história e sociedade em Ensaio sobre a cegueira e Ensaio sobre a lucidez
por Haidê Silva
A problemática de gênero em Ensaio sobre a cegueira
por Maiquel Rohrig
Intertextualidades em Ensaio sobre a cegueira
por Nanci Geroldo Richter
Ensaio sobre a cegueira e a fragilidade do ser: os cegos errantes de Saramago
por Rodolofo Pereira Passos
Uma imagem poética da desumanização em Ensaio sobre a cegueira: o espaço do manicômio em José Saramago
por Samantha Cuello Muniz e Ana Boessio
A bagagem do viajante José Saramago
por Maria Helena Sansão Fontes
Um épico de agora ascende em novo pilar: Levantado do chão ou uma outra epopeia portuguesa
por Michelle Dull Sampaio Beraldo Matter
José Saramago e a tradição do romance histórico em Portugal
por Horácio Costa
Seres em transmutação: a personagem na prosa romanesca de José Saramago
por Pedro Fernandes de Oliveira Neto
Ironia, sátira e secularização no Memorial do convento, de José Saramago
por Pedro Fonseca
A voz e a vez em Memorial do convento, de José Saramago
por Alzira Fabiana de Christo
Memorial do convento, de José Saramago e Antônio José da Silva, o judeu: entre história e ficção uma só ideologia, a pulverização de olhares e verdades
por Andréa Cristina de Paulo
José Saramago ou o romance contra a ideologia
por Tereza Cristina Cerdeira
“Um nome é nada”: de testamentos a testemunhos em Saramago
por Maria Lúcia Wiltshire de Oliveira
José Saramago, intelectual
por Rodrigo Xavier
Dois desejos de felicidade: Angola e Alentejo
por Veronica Prudente Costa
José Saramago – apresentação geral da obra
por José N. Ornelas
Saramago politicamente correto: em torno de Ensaio sobre a Cegueira
por Valeria Rosito
Entre flores e escuros, a busca da verdadeira infância
por Robson Dutra
Os papéis do cronista
por Camile Tesche
De utopias e biografias: a reinvenção biográfica em O ano da morte de Ricardo Reis
por Rafael Santana Gomes
De milagres e maravilhas: uma leitura, no feminino, de Memorial do convento
por Monica Figueiredo
Ricardo Reis, flâneur na Lisboa revisitada
por Ângela Beatriz de Carvalho Faria
A invenção do real em José Saramago
por Raquel Wandelli
Utopia e práxis: esperança e ação em Saramago e Pepetela
por Iraci Simões Rocha
Alguém teria que vir conta a história nova
por Gerson Luiz Raoni
Da imagem ao romance: Düher e a cena trágica no Evangelho de Saramago
por Janaina de Souza Silva
A ordem indecifrável do cotidiano na obra de José Saramago
por Alexandre Montaury
José Saramago: ficção inovadora e criativa
por Maria Luiza Ritzel Remédios
Um percurso na narrativa de José Saramago através da obra As intermitências da morte
por Rosimar Fernandes Ferreira e Vanderson Gonçalves Ferreira
A rota poética e ilustrativa de José Saramago em A maior flor do mundo
por Renata Beatriz Brandespin Rolon
O sagrado e o romance em O evangelho segundo Jesus Cristo
por João Vianney Cavalcanti Nuto
Vozes femininas no teatro de José Saramago
por Cláudio de Sá Capuano
O ano de 1993, o ano que não acabou
por Hilda Lontra
Três bês: Baltasar, Blimunda e Bartolomeu transgridem os mecanismos opressores em Memorial do Convento
por Rodrigo Côrrea Martins Machado
Saramago um auto-retrato da escrita
por Leão de Alencar Júnior
Blimunda: a mulher-demônio enquanto elemento do profano atuando no campo do sagrado
por Elisabete Macedo da C. dos Santos e Maria Cristina Batalha
Bartolomeu de Gusmão: o construtor de sonhos
por Maria José Pinto
De viagens e viajantes: Camões, Garret e Saramago
por Teresa Cristina Cerdeira da Silva
La construción de la identidad en Todos los nombres, de José Saramago y Los restod del día de Kazuo Ishiguro
por Graciela Beatriz Parren
As cidades visíveis de José Saramago
por Sandra Aparecida Ferreira
A verdadeira viagem: a viagem da jangada
por José Geraldo Batista
Deus e o Diabo na terra de Saramago
por Andreia Régia Nogueira do Rego
O homem duplicado, de José Saramago: a ambiguidade da morte e a celebração da vida por meio do contato do "real" com a "ficção"
por Camila da Silva Alarvace
As pequenas memórias, de Saramago: tensão entre biografia e ficção
por Adriana Marcon e Sandra Aparecida Ferreira
Inês Pedrosa e José Saramago sob o olhar da literatura infanto-juvenil
por Regina Silva Michelli
A metáfora da jangada como heterotopia
por Samira Daura Botelho
"Deixa-te levar pela criança que foste": José Saramago e As pequenas memórias
por Ana Paula Arnaut
Levantado do chão, de José Saramago: a grande novidade dos anos 80
por Lélia Pereira Duarte
Valores socioculturais nos romances de José Saramago: reflexões sobre Literatura e Sociedade
por Iris Selene Conrado
O evangelho segundo Saramago: uma leitura do simbolismo e do imaginário cristão medieval em Levantado do chão
por Eduardo Oliveira Gervásio
Considerações sobre o feminino em Claraboia
por Pedro Fernandes de Oliveira Neto
José Saramago em cordel: a memória do escritor na lira sertaneja de Medeiros Braga
por Ciro Leandro Costa Fonseca e Pedro Fernandes de Oliveira Neto
Saramago e Meirelles: linguagens, intertextualidades e recriações
por Ires Selene Conrado e Odil José de Oliveira Filho
A utopia do "centro" n'A caverna, de José Saramago
por Biagio D'Angelo
Reflexões sobre o escritor e o mercado editorial em Que farei com este livro, de José Saramago
por Cínthia Renata Gatto Silva
Das relações entre o discurso da ficção e o da história em José Saramago, re-ler O conto da ilha desconhecida
por Pedro Fernandes de Oliveira Neto
Caim de Saramago: a desconstrução do mito bíblico judaico-cristão a partir da paródia
por Eliane Alves Leal
O olhar dessacralizante do narrador em Memorial do convento, de José Saramago
por Nídia Moreira Früh e Vanessa Maidana Freire
Os quase objetos de José Saramago
por Tércia Montenegro Lemos
Todos os nomes e História do cerco de Lisboa de José Saramago: dando voz a sujeitos do limiar em contexto pós-moderno
por Sonia Frota Pessôa
Dominar e submeter: a narrativa bíblica em Caim, de José Saramago
por Susana Rodrigues Cavalcanti van der Ploeg
O limiar da humanização no romance Caim, de José Saramago
por Nivaldo Medeiros Diógenes
A escrita da leveza em Caim, de José Saramago
por Rodrigo Corrêa Machado e Gerson Roani
Ensaio sobre a lucidez, de José Saramago: Por uma ideologia do questionamento
por Pedro Fernandes de Oliveira Neto
José Saramago y las dos tradiciones novelescas
por Miguel Koleff
Impressões de Itália nas crônicas de José Saramago
por Saulo Gomes Timóteo
Eça e Saramago: a desconstrução dos cânones cristãos
por Fábio Gonçalves Fernandes e Marise Corrêa Silva
La construcción de la identidad en Todos los nombres, de José Saramago y Los restos del día de Kazuo Ishiguro
por Graciela Beatriz Perren
O ético, o artístico e o estético em A bagagem do viajante, de José Saramago
por Hilda Lontra
Ensaio sobre a lucidez, de José Saramago. Rever para reelaborar
por Pedro Fernandes de Oliveira Neto
Configurações do mal no romance Caim, de José Saramago
por Hudson Marques da Silva
Caim, de José Saramago: histórias seculares imersas em tom satírico
por Saulo Gomes Thimóteo
A singularização através de símbolos religiosos no romance Caim, de José Saramago
por Carindia do A. Marques Quevedo
Camões e Pessoa revisitados por José Saramago em O ano da morte de Ricardo Reis
por Cátia Inês Negrão Berlini de Andrade
O labirinto espacial no romance Todos os nomes, de José Saramago
por Renata Santana
Página 2 I Página 1
Em caso de links com defeito, favor entrar em contato para que o problema possa ser corrigido.
Caso você disponha de algum texto sobre o escritor ou tenha conhecimento de algum não-listado aqui, veja as normas para envio de informações e entre em contato.
Em caso de links com defeito, favor entrar em contato para que o problema possa ser corrigido.
Caso você disponha de algum texto sobre o escritor ou tenha conhecimento de algum não-listado aqui, veja as normas para envio de informações e entre em contato.