História do cerco de Lisboa: as fontes medievais de José Saramago e a transfiguração literária da história
por Felipe dos Santos Matias e Gerson Luiz Roani
Literatura e insurreição
por Robson Dutra
Recriação dos mitos em Todos os nomes, de José Saramago
por Irene Zanette de Castañeda
Um livro e seus usos: Camões, Saramago e a escrita do Império
por Silvio Renato Jorge
Representação da solidão na literatura: um estudo de O homem duplicado - Saramago - e de Afirma Pereira - Tabucchi
por Sena Siqueira
Anonimato e transgressão: uma deambulação por romances de José Saramago e Luiz Ruffato
por Shirley de Souza Gomes Carreira
Ironia e pós-modernidade em O homem duplicado, de José Saramago
por Danilo Luiz Carlos Micali
Nas franjas das aporias contemporâneas: configurações político-espaciais na literatura de José Saramago
por Lilian Reichert Coelho
Realismo maravilhoso de O ano da morte de Ricardo Reis e Incidente de Antares: uma comparação entre personagens
por Glacy Magda de S Machado
Da Nova História à metaficção historiográfica: a gênese de Blimunda
por Conceição Flores
José Saramago e a Literatura Hispano-americana: uma identificação por afinidade
por Tânia Maria Antonietti Lopes
A nação à deriva: a representação de Portugal em A jangada de pedra, de José Saramago
por Melina Alves Melo Costa
Saramago, sempre Saramago
por Gerana Damulakis
A incrível narrativa de O homem duplicado, de José Saramago
por Danilo Luiz Carlos Micali
Para sempre Ibéria
por Hélder Garmes
A democracia em José Saramago: cegueira, sombras e lucidez numa democracia possível
por Maressa da Silva Miranda
Narrador se agiganta e engole a ficção
por Adriano Schwartz
A jangada de pedra, de José Saramago
por Maria Alzira Seixo
Novos rumos na ficção de José Saramago: os romances fábulas (As intermitências da morte, A viagem do elefante e Caim)
por Ana Paula Arnaut
Até os limites da realidade
por João Alexandre Barbosa
Depois da morte de Deus
por Susan A. de Oliveira
As impurezas do branco: Ensaio sobre a cegueira como distopia positiva
por Anderson Pires da Silva
O escritor em construção
por Carlos Reis
Viagem a Portugal, de José Saramago, une poétique du regarde
por Maria Gracitte Besse
O problema filosófico do nacionalismo crítico pós-moderno em Jangada de Pedra, de José Saramago
por Rodrigo Freire
Deus e o diabo na barca de Cristo
por Viegas Fernandes da Costa
O tempo em O ano da morte de Ricardo Reis
por Regina Helena Dworzak
O jornal como elemento de transfiguração da historia em O ano da Morte de Ricardo Reis
por Gerson Luiz Roani
Manual de pintura e caligrafia, Históriaa do cerco de Lisboa e o Evangelho segundo Jesus Cristo - uma leitura trilologica
por Júlia Marina da Graça Schmidt
Os personagens-escritores nas obras O ano da morte de Ricarodo Reis de José Saramago e em Liberdade de Silviano Santiago
por Susana Ramos Ventura
O ano da morte de Ricardo Reis: uma ressalva para a história e para a ficção
por Márcia Valéria Zamboni Gobbi
O realismo mágico em José Saramago
por Tania Mara Antonietti Lopes
José Saramago e o espetáculo do mundo
por Saulo Gomes Thimóteo
Lisboa reinventada n’O Ano da morte de Ricardo Reis
por Izabel Margato
Da crônica ao conto: a transmutação do gênero em José Saramago
por Vera Bastazin
Apontamentos sobre a cidade saramaguiana
por Horácio Costa
O verbal e o não-verbal em Manual de pintura e caligrafia, de José Saramago
por Maria Alzira de Carvalho Santos e Loredana Limoli
História-história(s): O ano da Morte de Ricardo Reis, de José Saramago
por Maria de Fátima Sendão Gomes Morashashi
Todos os nomes: José Saramago e a poesia lírica
por Maria Irene Ramalho
O arquivo em metamorfose: Ricardo Reis é reconstruído por Saramago
por Jorge Luiz Mendes Júnior
Saramago: uma proposta de leitura
porAndresa Fabiana Batista Guimarães
Saramago e a Geração dos Cravos
por Maria de Lourdes Netto Simões
José Saramago: o labirinto de Todos os nomes
por Maria José Rodrigues de Oliveira
Todos os nomes, de José Saramago um texto entre dobras
por Maria Cecília Rogers Paranhos
O lugar da mulher desconhecida - ou o passado português em Todos os nomes, de José Saramago
por Joacy Ghizzi Neto
O imaginário urbano e distópico na obra de José Saramago
por Ana Filipa Prata
Entre memórias e murmúrios: a tessitura narrativa de José Saramago e Lídia Jorge e seus contrapontos à história oficial portuguesa
por Rubia Yatsugafu
Para além do infantil (a coerência intersemiótica em A maior flor do mundo, de José Saramago)
por Carolina Cristalli da Silva
Ensinar literatura, promover valores – uma proposta de leitura de A maior flor do mundo, de José Saramago
por Isabel Lopes Delgado
Entre a criança e a história - o caso de A maior flor do mundo, de José Saramago
por Nefatalin Gonçalves Neto
De canoa ou jangada: Guimarães Rosa e José Saramago na terceira margem
por Teresinha Gema Lins Brandão Chaves
Utopia e práxis: esperança e ação em Saramago e Pepetela
por Iraci Simões da Rocha
A História na ficção de José Saramago e Mario Vargas Llosa: confluências e divergências
por Adriana Aparecida de Figueiredo Fiuza
Amor e morte no romance de José Saramago
por Maria de Lourdes Soares
O não-lugar da escritura: uma leitura de Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago
por Shirley de Souza Gomes Carreira
O tempo da vertigem na ficção de José Saramago: um ensaio sobre a História do cerco de Lisboa
por Marcílio França Castro
A metalinguagem e a intertextualidade entre Fernando Pessoa e José Saramago em O ano da morte de Ricardo Reis
por Marilda Beijo
Uma narrativa histórica e dialógica no romance Memorial do convento, de José Saramago
por Rosidelma Pereira Fraga
Cronótopo e relações dialógicas no Conto da ilha desconhecida, de José Saramago
por Marilurdes Cruz Borges
A escritura de José Saramago
por Sandra A. Ferreira
História do cerco de Lisboa e As duas sombras do rio: dois protagonistas em busca de uma história
por Susana Ramos Ventura
Os dramas de uma sintaxe emotiva em Saramago: leituras de Ricardo Reis antes e depois do ano de sua morte
por Eloísa Porto Corrêa e Regina Silva Michelli
A criação literária de José Saramago no contexto contemporâneo: Levantado do chão e seus elementos estéticos
por Fabiano Venturotti
Identidade, cotidiano e epidemia em O homem duplicado, de José Saramago
por Alexandre Montaury
Ricardo Reis e Fernando Pessoa - personagens ou rumores de versos
por Izabel Margato
Atropos e os entre-tempos
por Mário Bruno e Isabelle Christ
O ano da morte de Ricardo Reis - história e não-história
por Regina Zilberman
A postulação do real em Saramago: procedimentos metaficcionais historiográficos e alegóricos na representação da República
por Maria Lúcia Wiltshire de Oliveira
A Idade Média revis(it)ada: História(s) do cerco de Lisboa
por Maria do Amparo Tavares Maleval
José Saramago: ficção inovadora e criativa
por Maria Luiza Ritzel Remédios
Entre a existência individual e a experiência coletiva: considerações sobre ficcionalização da história em Saramago
por Vima Lia Martin
Poeta apesar de si mesmo
por Maria da Glória Bordini
Espreitando uma correspondência inédita: Jorge de Sena/ José Saramago
por Gilda Santos
O diário e a diáspora
por Myriam Ávila
AntiSaramago
por Luis Maffei
A relação Portugal-Espanha em A Jangada de Pedra: por uma identidade ibérica
por Bruna Sommer Farias
por Felipe dos Santos Matias e Gerson Luiz Roani
Literatura e insurreição
por Robson Dutra
Recriação dos mitos em Todos os nomes, de José Saramago
por Irene Zanette de Castañeda
Um livro e seus usos: Camões, Saramago e a escrita do Império
por Silvio Renato Jorge
Representação da solidão na literatura: um estudo de O homem duplicado - Saramago - e de Afirma Pereira - Tabucchi
por Sena Siqueira
Anonimato e transgressão: uma deambulação por romances de José Saramago e Luiz Ruffato
por Shirley de Souza Gomes Carreira
Ironia e pós-modernidade em O homem duplicado, de José Saramago
por Danilo Luiz Carlos Micali
Nas franjas das aporias contemporâneas: configurações político-espaciais na literatura de José Saramago
por Lilian Reichert Coelho
Realismo maravilhoso de O ano da morte de Ricardo Reis e Incidente de Antares: uma comparação entre personagens
por Glacy Magda de S Machado
Da Nova História à metaficção historiográfica: a gênese de Blimunda
por Conceição Flores
José Saramago e a Literatura Hispano-americana: uma identificação por afinidade
por Tânia Maria Antonietti Lopes
A nação à deriva: a representação de Portugal em A jangada de pedra, de José Saramago
por Melina Alves Melo Costa
Saramago, sempre Saramago
por Gerana Damulakis
A incrível narrativa de O homem duplicado, de José Saramago
por Danilo Luiz Carlos Micali
Para sempre Ibéria
por Hélder Garmes
A democracia em José Saramago: cegueira, sombras e lucidez numa democracia possível
por Maressa da Silva Miranda
Narrador se agiganta e engole a ficção
por Adriano Schwartz
A jangada de pedra, de José Saramago
por Maria Alzira Seixo
Novos rumos na ficção de José Saramago: os romances fábulas (As intermitências da morte, A viagem do elefante e Caim)
por Ana Paula Arnaut
Até os limites da realidade
por João Alexandre Barbosa
Depois da morte de Deus
por Susan A. de Oliveira
As impurezas do branco: Ensaio sobre a cegueira como distopia positiva
por Anderson Pires da Silva
O escritor em construção
por Carlos Reis
Viagem a Portugal, de José Saramago, une poétique du regarde
por Maria Gracitte Besse
O problema filosófico do nacionalismo crítico pós-moderno em Jangada de Pedra, de José Saramago
por Rodrigo Freire
Deus e o diabo na barca de Cristo
por Viegas Fernandes da Costa
O tempo em O ano da morte de Ricardo Reis
por Regina Helena Dworzak
O jornal como elemento de transfiguração da historia em O ano da Morte de Ricardo Reis
por Gerson Luiz Roani
Manual de pintura e caligrafia, Históriaa do cerco de Lisboa e o Evangelho segundo Jesus Cristo - uma leitura trilologica
por Júlia Marina da Graça Schmidt
Os personagens-escritores nas obras O ano da morte de Ricarodo Reis de José Saramago e em Liberdade de Silviano Santiago
por Susana Ramos Ventura
O ano da morte de Ricardo Reis: uma ressalva para a história e para a ficção
por Márcia Valéria Zamboni Gobbi
O realismo mágico em José Saramago
por Tania Mara Antonietti Lopes
José Saramago e o espetáculo do mundo
por Saulo Gomes Thimóteo
Lisboa reinventada n’O Ano da morte de Ricardo Reis
por Izabel Margato
Da crônica ao conto: a transmutação do gênero em José Saramago
por Vera Bastazin
Apontamentos sobre a cidade saramaguiana
por Horácio Costa
O verbal e o não-verbal em Manual de pintura e caligrafia, de José Saramago
por Maria Alzira de Carvalho Santos e Loredana Limoli
História-história(s): O ano da Morte de Ricardo Reis, de José Saramago
por Maria de Fátima Sendão Gomes Morashashi
Todos os nomes: José Saramago e a poesia lírica
por Maria Irene Ramalho
O arquivo em metamorfose: Ricardo Reis é reconstruído por Saramago
por Jorge Luiz Mendes Júnior
Saramago: uma proposta de leitura
porAndresa Fabiana Batista Guimarães
Saramago e a Geração dos Cravos
por Maria de Lourdes Netto Simões
José Saramago: o labirinto de Todos os nomes
por Maria José Rodrigues de Oliveira
Todos os nomes, de José Saramago um texto entre dobras
por Maria Cecília Rogers Paranhos
O lugar da mulher desconhecida - ou o passado português em Todos os nomes, de José Saramago
por Joacy Ghizzi Neto
O imaginário urbano e distópico na obra de José Saramago
por Ana Filipa Prata
Entre memórias e murmúrios: a tessitura narrativa de José Saramago e Lídia Jorge e seus contrapontos à história oficial portuguesa
por Rubia Yatsugafu
Para além do infantil (a coerência intersemiótica em A maior flor do mundo, de José Saramago)
por Carolina Cristalli da Silva
Ensinar literatura, promover valores – uma proposta de leitura de A maior flor do mundo, de José Saramago
por Isabel Lopes Delgado
Entre a criança e a história - o caso de A maior flor do mundo, de José Saramago
por Nefatalin Gonçalves Neto
De canoa ou jangada: Guimarães Rosa e José Saramago na terceira margem
por Teresinha Gema Lins Brandão Chaves
Utopia e práxis: esperança e ação em Saramago e Pepetela
por Iraci Simões da Rocha
A História na ficção de José Saramago e Mario Vargas Llosa: confluências e divergências
por Adriana Aparecida de Figueiredo Fiuza
Amor e morte no romance de José Saramago
por Maria de Lourdes Soares
O não-lugar da escritura: uma leitura de Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago
por Shirley de Souza Gomes Carreira
O tempo da vertigem na ficção de José Saramago: um ensaio sobre a História do cerco de Lisboa
por Marcílio França Castro
A metalinguagem e a intertextualidade entre Fernando Pessoa e José Saramago em O ano da morte de Ricardo Reis
por Marilda Beijo
Uma narrativa histórica e dialógica no romance Memorial do convento, de José Saramago
por Rosidelma Pereira Fraga
Cronótopo e relações dialógicas no Conto da ilha desconhecida, de José Saramago
por Marilurdes Cruz Borges
A escritura de José Saramago
por Sandra A. Ferreira
História do cerco de Lisboa e As duas sombras do rio: dois protagonistas em busca de uma história
por Susana Ramos Ventura
Os dramas de uma sintaxe emotiva em Saramago: leituras de Ricardo Reis antes e depois do ano de sua morte
por Eloísa Porto Corrêa e Regina Silva Michelli
A criação literária de José Saramago no contexto contemporâneo: Levantado do chão e seus elementos estéticos
por Fabiano Venturotti
Identidade, cotidiano e epidemia em O homem duplicado, de José Saramago
por Alexandre Montaury
Ricardo Reis e Fernando Pessoa - personagens ou rumores de versos
por Izabel Margato
Atropos e os entre-tempos
por Mário Bruno e Isabelle Christ
O ano da morte de Ricardo Reis - história e não-história
por Regina Zilberman
A postulação do real em Saramago: procedimentos metaficcionais historiográficos e alegóricos na representação da República
por Maria Lúcia Wiltshire de Oliveira
A Idade Média revis(it)ada: História(s) do cerco de Lisboa
por Maria do Amparo Tavares Maleval
José Saramago: ficção inovadora e criativa
por Maria Luiza Ritzel Remédios
Entre a existência individual e a experiência coletiva: considerações sobre ficcionalização da história em Saramago
por Vima Lia Martin
Poeta apesar de si mesmo
por Maria da Glória Bordini
Espreitando uma correspondência inédita: Jorge de Sena/ José Saramago
por Gilda Santos
O diário e a diáspora
por Myriam Ávila
AntiSaramago
por Luis Maffei
A relação Portugal-Espanha em A Jangada de Pedra: por uma identidade ibérica
por Bruna Sommer Farias
por Laura Regina dos Santos Dela Valle
A presença do poético na prosa saramaguiana
por Maria Elena Pinheiro Maia
Relações pessoais e míticas entre as personagens n'A Jangada de Pedra
A presença do poético na prosa saramaguiana
por Maria Elena Pinheiro Maia
Relações pessoais e míticas entre as personagens n'A Jangada de Pedra
por Maria Amália Cassol Lied
O caos social na cidade fictícia de Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago
O caos social na cidade fictícia de Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago
por Guilherme Gutierres Suman
Em caso de links com defeito, favor entrar em contato para que o problema possa ser corrigido.
Caso você disponha de algum texto sobre o escritor ou tenha conhecimento de algum não-listado aqui, veja as normas para envio de informações ou entre em contato.
Caso você disponha de algum texto sobre o escritor ou tenha conhecimento de algum não-listado aqui, veja as normas para envio de informações ou entre em contato.