+A +/- -A
História do cerco de Lisboa: as fontes medievais de José Saramago e a transfiguração literária da história
por Felipe dos Santos Matias e Gerson Luiz Roani

Literatura e insurreição
por Robson Dutra

Recriação dos mitos em Todos os nomes, de José Saramago
por Irene Zanette de Castañeda

Um livro e seus usos: Camões, Saramago e a escrita do Império
por Silvio Renato Jorge

Representação da solidão na literatura: um estudo de O homem duplicado - Saramago - e de Afirma Pereira - Tabucchi
por Sena Siqueira

Anonimato e transgressão: uma deambulação por romances de José Saramago e Luiz Ruffato
por Shirley de Souza Gomes Carreira

Ironia e pós-modernidade em O homem duplicado, de José Saramago
por Danilo Luiz Carlos Micali

Nas franjas das aporias contemporâneas: configurações político-espaciais na literatura de José Saramago
por Lilian Reichert Coelho

Realismo maravilhoso de O ano da morte de Ricardo Reis e Incidente de Antares: uma comparação entre personagens
por Glacy Magda de S Machado

Da Nova História à metaficção historiográfica: a gênese de Blimunda
por Conceição Flores

José Saramago e a Literatura Hispano-americana: uma identificação por afinidade
por Tânia Maria Antonietti Lopes

A nação à deriva: a representação de Portugal em A jangada de pedra, de José Saramago
por Melina Alves Melo Costa

Saramago, sempre Saramago
por Gerana Damulakis

A incrível narrativa de O homem duplicado, de José Saramago
por Danilo Luiz Carlos Micali

Para sempre Ibéria
por Hélder Garmes

A democracia em José Saramago: cegueira, sombras e lucidez numa democracia possível
por Maressa da Silva Miranda

Narrador se agiganta e engole a ficção
por Adriano Schwartz

A jangada de pedra, de José Saramago
por Maria Alzira Seixo

Novos rumos na ficção de José Saramago: os romances fábulas (As intermitências da morte, A viagem do elefante e Caim)
por Ana Paula Arnaut

Até os limites da realidade
por João Alexandre Barbosa

Depois da morte de Deus
por Susan A. de Oliveira

As impurezas do branco: Ensaio sobre a cegueira como distopia positiva
por Anderson Pires da Silva

O escritor em construção
por Carlos Reis

Viagem a Portugal, de José Saramago, une poétique du regarde
por Maria Gracitte Besse

O problema filosófico do nacionalismo crítico pós-moderno em Jangada de Pedra, de José Saramago
por Rodrigo Freire

Deus e o diabo na barca de Cristo
por Viegas Fernandes da Costa

O tempo em O ano da morte de Ricardo Reis
por Regina Helena Dworzak

O jornal como elemento de transfiguração da historia em O ano da Morte de Ricardo Reis
por Gerson Luiz Roani

Manual de pintura e caligrafia, Históriaa do cerco de Lisboa e o Evangelho segundo Jesus Cristo - uma leitura trilologica
por Júlia Marina da Graça Schmidt

Os personagens-escritores nas obras O ano da morte de Ricarodo Reis de José Saramago e em Liberdade de Silviano Santiago
por Susana Ramos Ventura

O ano da morte de Ricardo Reis: uma ressalva para a história e para a ficção
por Márcia Valéria Zamboni Gobbi

O realismo mágico em José Saramago
por Tania Mara Antonietti Lopes

José Saramago e o espetáculo do mundo
por Saulo Gomes Thimóteo

Lisboa reinventada n’O Ano da morte de Ricardo Reis
por Izabel Margato

Da crônica ao conto: a transmutação do gênero em José Saramago
por Vera Bastazin

Apontamentos sobre a cidade saramaguiana
por Horácio Costa

O verbal e o não-verbal em Manual de pintura e caligrafia, de José Saramago
por  Maria Alzira de Carvalho Santos e Loredana Limoli

História-história(s): O ano da Morte de Ricardo Reis, de José Saramago
por Maria de Fátima Sendão Gomes Morashashi

Todos os nomes: José Saramago e a poesia lírica
por Maria Irene Ramalho

O arquivo em metamorfose: Ricardo Reis é reconstruído por Saramago
por Jorge Luiz Mendes Júnior

Saramago: uma proposta de leitura
porAndresa Fabiana Batista Guimarães

Saramago e a Geração dos Cravos
por Maria de Lourdes Netto Simões

José Saramago: o labirinto de Todos os nomes
por Maria José Rodrigues de Oliveira

Todos os nomes, de José Saramago um texto entre dobras
por Maria Cecília Rogers Paranhos

O lugar da mulher desconhecida - ou o passado português em Todos os nomes, de José Saramago
por Joacy Ghizzi Neto

O imaginário urbano e distópico na obra de José Saramago
por Ana Filipa Prata

Entre memórias e murmúrios: a tessitura narrativa de José Saramago e Lídia Jorge e seus contrapontos à história oficial portuguesa
por Rubia Yatsugafu

Para além do infantil (a coerência intersemiótica em A maior flor do mundo, de José Saramago)
por Carolina Cristalli da Silva

Ensinar literatura, promover valores – uma proposta de leitura de A maior flor do mundo, de José Saramago
por Isabel Lopes Delgado

Entre a criança e a história - o caso de A maior flor do mundo, de José Saramago
por Nefatalin Gonçalves Neto

De canoa ou jangada: Guimarães Rosa e José Saramago na terceira margem
por Teresinha Gema Lins Brandão Chaves

Utopia e práxis: esperança e ação em Saramago e Pepetela
por Iraci Simões da Rocha

A História na ficção de José Saramago e Mario Vargas Llosa: confluências e divergências
por Adriana Aparecida de Figueiredo Fiuza

Amor e morte no romance de José Saramago
por Maria de Lourdes Soares

O não-lugar da escritura: uma leitura de Ensaio sobre a cegueira,  de José Saramago
por Shirley de Souza Gomes Carreira

O tempo da vertigem na ficção de José Saramago: um ensaio sobre a História do cerco de Lisboa
por Marcílio França Castro

A metalinguagem e a intertextualidade entre Fernando Pessoa e José Saramago em O ano da morte de Ricardo Reis
por Marilda Beijo

Uma narrativa histórica e dialógica no romance Memorial do convento, de José Saramago
por Rosidelma Pereira Fraga

Cronótopo e relações dialógicas no Conto da ilha desconhecida, de José Saramago
por Marilurdes Cruz Borges

A escritura de José Saramago
por Sandra A. Ferreira

História do cerco de Lisboa e As duas sombras do rio: dois protagonistas em busca de uma história
por Susana Ramos Ventura

Os dramas de uma sintaxe emotiva em Saramago: leituras de Ricardo Reis antes e depois do ano de sua morte
por Eloísa Porto Corrêa e Regina Silva Michelli

A criação literária de José Saramago no contexto contemporâneo: Levantado do chão e seus elementos estéticos
por Fabiano Venturotti

Identidade, cotidiano e epidemia em O homem duplicado, de José Saramago
por Alexandre Montaury

Ricardo Reis e Fernando Pessoa - personagens ou rumores de versos
por Izabel Margato

Atropos e os entre-tempos
por Mário Bruno e Isabelle Christ

O ano da morte de Ricardo Reis - história e não-história
por Regina Zilberman

A postulação do real em Saramago: procedimentos metaficcionais historiográficos e alegóricos na representação da República
por Maria Lúcia Wiltshire de Oliveira

A Idade Média revis(it)ada: História(s) do cerco de Lisboa
por Maria do Amparo Tavares Maleval

José Saramago: ficção inovadora e criativa
por Maria Luiza Ritzel Remédios

Entre a existência individual e a experiência coletiva: considerações sobre ficcionalização da história em Saramago
por Vima Lia Martin

Poeta apesar de si mesmo
por Maria da Glória Bordini

Espreitando uma correspondência inédita: Jorge de Sena/ José Saramago
por Gilda Santos

O diário e a diáspora
por Myriam Ávila

AntiSaramago
por Luis Maffei

A relação Portugal-Espanha em  A Jangada de Pedra: por uma identidade ibérica
por Bruna Sommer Farias

por Guilherme Gutierres Suman






Em caso de links com defeito, favor entrar em contato para que o problema possa ser corrigido.

Caso você disponha de algum texto sobre o escritor ou tenha conhecimento de algum não-listado aqui, veja as normas para envio de informações ou entre em contato.