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A utopia da linguagem em A caverna, de José Saramago
por Luciana Alves dos Santos

O conto da ilha desconhecida: uma leitura semiótica
por Mariana Luz P. de Barros

O conto da ilha desconhecida, de José Saramago: uma leitura com o público infantil
por Rosiany da Silva Lisboa

O shopping center e a pós-modernidade em A caverna, de José Saramago
por Devalci Leonardo

A visualidade cega: o olhar saramaguiano sobre a sociedade contemporânea
por Shirley Carreira

História e emancipação nos romances de José Saramago
por Walter Praxedes

Acerca do feminino em O conto da ilha desconhecida, de José Saramago
por Pedro Fernandes de Oliveira Neto

José Saramago: a literatura do desassossego
por Ana Paula Arnaut

Female characters in Saramago’s works: a study of the symbolism of sight
por Shirley Carreira

José Saramago, um prémio Nobel levantado do chão :uma escrita de subversão na subversão da escrita.
por Miguel Oliveira Cardoso

Freud, Lacan e o conto da ilha desconhecida – reflexões psicanalíticas acerca de um conto de Saramago
por Frederico Teixeira Gorski

Asfixia globalizante em A caverna, de José Saramago
por Alexandre Vicenzo Barone

por Rosemere Ferreira da Silva

Lugar e lugares em A caverna, de José Saramago
por Edna S. Faria

Diálogos entre José Saramago e Jean-Paul Sartre
por Pedro Fernandes de Oliveira Neto

Memorial do convento ou a emergência da história
por Carlos Reis

Os limites entre autor e narrador em O evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago
por Valéria de Oliveira Alves

A humanização do divino em o evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago
por Murilo Moiana

A (des)construção da figura feminina em Ensaio sobre a cegueira
por Ana Maria Figueira

Ensaio sobre a cegueira: a cegueira como metáfora no livro de José Saramago
por Walter Praxedes

Ensaio sobre a cegueira: a voz de um narrador muito antigo
por Camila Rocha Muner

A metáfora como factor de textualidade em Ensaio sobre a lucidez, de José Saramago
por Olívia Maria Figueredo

Tempo, espaço e reconhecimento em Ensaio sobre a cegueira
por Lílian Lopondo e Angela Ignati Silva

O elemento fantástico como metáfora política em Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago e O último voo do flamingo, de Mia Couto.
porLigiane Cristina Segredo

Para além do escrito, a literatura como arte Engageé: diálogos possíveis entre José Saramago e Jean-Paul Sartre
por Pedro Fernandes de Oliveira Neto

Se podes ouvir, escuta: Relações audiovisuais do filme Ensaio Sobre a Cegueira e considerações sobre seu processo criativo
por Kira Pereira

Um narrador sob suspeição: Memorial do convento, de José Saramago
por Helena Bonito Couto Pereira e Lílian Lopondo

Oralidade e cultura popular na escrita de José Saramago
por Walter Praxedes

O papel da mulher em Memorial do convento, de José Saramago.
por Elizabete Costa Malheiros

A representação saramaguiana dos marginalizados em Memorial do convento
por Felipe dos Santos Matias e Gerson Luiz Roani

José Saramago e a litertura hispano-americana: uma identificação por afinidade
por Tania Mara Antonietti Lopes

Burr e o Memorial do convento ou a superação do(s) abuso(s) da memória
por Adriana Alves de Paula Martins

A desumanização e o neo-realismo na obra Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago
por Marília Pereira da Costa

José Saramago: o romance no lugar de todas as rupturas
por Nuno Júdice

O olhar pedagógico de José Saramago
por Walter Praxedes

Memorial do convento: "falar das mãos, falar das obras"
por João Roberto Maia

O tempo e as faces do narrador no romance Memorial do Convento de José Saramago
por Rosidelma Pereira Fraga

por Cibele Lopresti Costa1

Poder e ironia em Memorial do convento
por Nancy Maria Mendes

Entre o pai e o filho: o Cristianismo dilacerado em O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago
por José Carlos Barcellos

A paixão religiosa de José Saramago: Leitura de O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago
por Waldeci Tenório

O conto A cadeira e os romances posteriores de José Saramago
por Tereza Isabel de Carvalho

Saramago e Pepetela: As Representações dos Espaços em Memorial do Convento e A gloriosa família
por Rosangela Manhas Mantolvani

A trindade saramaguiana n’O Evangelho segundo Jesus Cristo
por Tânia Mara Antonietti Lopes

O mundo literário de José Saramago
por Rosemary Conceição dos Santos

A História do filho do homem: metaficção historiográfica e intertextualidade em O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago
 por Cíntia Moscovich Faccioli

As personagens engajadas nos romances O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo, e Levantado do Chão, de José Saramago.
por Iraci Lacerda

Memórias inventadas e vividas em José Saramago: entre a verdade e a ficção
por Michelle de Oliveira Rolim

Proverbial style in novelistic José Saramago
por Maria Helena Sampaio Sereno

Entre a história e a ficção em Memorial do convento e Eurico, o presbítero
por Aline do Nascimento Duarte e Flávio Pereira Camargo

O diabo pede perdão: a redenção do diabo por José Saramago
por Salma Ferraz

O filho do homem... E da mulher: O plurilingüismo do Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago
por Rafael Camorliga Alcaraz

O poder desmistificador da linguagem em O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago
por Andreia Régia Nogueira do Rego

Levantado do chão e A caverna: arqueologias e percursos
por Maria Paula Santos Soares da Silva Lago

O Tempo Litúrgico de Levantado do Chão
por Marcos Aparecido Lopes

Em busca da ilha desconhecida, de José Saramago: um pequeno roteiro turístico-literário
por Mari Guimarães Sousa

Da Seara de Vento ao Levantado do chão: um outro valor mais alto se alevanta
por Michele Dull Sampaio Beraldo Matter

José Saramago em tradução alemã
por Ângela Maria Pereira Nunes

A escrita “Sob-controle”: Considerações sobre o narrador na ficção de José Saramago
por Madalena Vaz Pinto
 
Garrett e Saramago: viagens pelo rio da história ou pelo pequeno fio de água que se afunda e some nas areias do esquecimento?
por Amélia Cherulli Alsina

Documentário humano: Saramago e o Neo-realismo
por Odil José de Oliveira Filho

Auto-intertextualidade em romances de José Saramago: notas sobre a relação entre narrador e personagem
por Agnes Teresa Colturato Cintra

Uma nova leitura de Levantado do chão, de José Saramago
por Camile Tesche

Espaços que a história tece na ficção de Saramago
por Gerson Luiz Roani

 A (des)construção da identidade na obra de José Saramago
por Shirley Carreira

Um estudo semiótico de O conto da ilha desconhecida, de José Saramago
por Fernando de Morais Gebra

Entre a nau de Ícaro e a jangada de pedra: utopia e iberismo em José Saramago
por Madson Góis Diniz

José Saramago e a metaficção histórica
por Milla Benício

Espaços expectantes (sobre romances de José Saramago)
por Sandra Ferreira

As tentações da memória: sobre As pequenas memórias, de José Saramago
por Odil José de Oliveira Filho

Saramago e as negações da morte
por Elizabete Carvalho Peiruque

O crítico e o ficcional nas crônicas de José Saramago
por Saulo Gomes Thimoteo

Um breve olhar sobre a cegueira sob um olhar filosófico-literário
por Luciane Figueiredo Pokulat

Utopia e distopia em A jangada de pedra, de José Saramago
por Célia Branco

A jangada de pedra: deslocamento no sentido do ser
por Elisa Cristina da Silva

José Saramago: o iberismo como utopia
por Marisa Corrêa Silva

O deslocamento de países semi-periféricos: Portugal e Espanha, uma leitura de A jangada de pedra
por Juliana Barros de Andrade Schmitz

De canoa ou de jangada: Guimarães Rosa e José Saramago na terceira margem
por Teresinha Gema Lins Brandão Chaves

A (im) provável gênese trans-ibérica em A jangada de pedra, de José Saramago
por Gisela Maria de Lima Braga Penha

A verdadeira viagem: a viagem da jangada
por José Geraldo Batista








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