A utopia da linguagem em A caverna, de José Saramago
por Luciana Alves dos Santos
O conto da ilha desconhecida: uma leitura semiótica
por Mariana Luz P. de Barros
O conto da ilha desconhecida, de José Saramago: uma leitura com o público infantil
por Rosiany da Silva Lisboa
O shopping center e a pós-modernidade em A caverna, de José Saramago
por Devalci Leonardo
A visualidade cega: o olhar saramaguiano sobre a sociedade contemporânea
por Shirley Carreira
História e emancipação nos romances de José Saramago
por Walter Praxedes
Acerca do feminino em O conto da ilha desconhecida, de José Saramago
por Pedro Fernandes de Oliveira Neto
José Saramago: a literatura do desassossego
por Ana Paula Arnaut
Female characters in Saramago’s works: a study of the symbolism of sight
por Shirley Carreira
José Saramago, um prémio Nobel levantado do chão :uma escrita de subversão na subversão da escrita.
por Miguel Oliveira Cardoso
Freud, Lacan e o conto da ilha desconhecida – reflexões psicanalíticas acerca de um conto de Saramago
por Frederico Teixeira Gorski
Asfixia globalizante em A caverna, de José Saramago
por Alexandre Vicenzo Barone
por Rosemere Ferreira da Silva
Lugar e lugares em A caverna, de José Saramago
por Edna S. Faria
Diálogos entre José Saramago e Jean-Paul Sartre
por Pedro Fernandes de Oliveira Neto
Memorial do convento ou a emergência da história
por Carlos Reis
Os limites entre autor e narrador em O evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago
por Valéria de Oliveira Alves
A humanização do divino em o evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago
por Murilo Moiana
A (des)construção da figura feminina em Ensaio sobre a cegueira
por Ana Maria Figueira
Ensaio sobre a cegueira: a cegueira como metáfora no livro de José Saramago
por Walter Praxedes
Ensaio sobre a cegueira: a voz de um narrador muito antigo
por Camila Rocha Muner
A metáfora como factor de textualidade em Ensaio sobre a lucidez, de José Saramago
por Olívia Maria Figueredo
Tempo, espaço e reconhecimento em Ensaio sobre a cegueira
por Lílian Lopondo e Angela Ignati Silva
O elemento fantástico como metáfora política em Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago e O último voo do flamingo, de Mia Couto.
porLigiane Cristina Segredo
Para além do escrito, a literatura como arte Engageé: diálogos possíveis entre José Saramago e Jean-Paul Sartre
por Pedro Fernandes de Oliveira Neto
Se podes ouvir, escuta: Relações audiovisuais do filme Ensaio Sobre a Cegueira e considerações sobre seu processo criativo
por Kira Pereira
Um narrador sob suspeição: Memorial do convento, de José Saramago
por Helena Bonito Couto Pereira e Lílian Lopondo
Oralidade e cultura popular na escrita de José Saramago
por Walter Praxedes
O papel da mulher em Memorial do convento, de José Saramago.
por Elizabete Costa Malheiros
A representação saramaguiana dos marginalizados em Memorial do convento
por Felipe dos Santos Matias e Gerson Luiz Roani
José Saramago e a litertura hispano-americana: uma identificação por afinidade
por Tania Mara Antonietti Lopes
Burr e o Memorial do convento ou a superação do(s) abuso(s) da memória
por Adriana Alves de Paula Martins
A desumanização e o neo-realismo na obra Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago
por Marília Pereira da Costa
José Saramago: o romance no lugar de todas as rupturas
por Nuno Júdice
O olhar pedagógico de José Saramago
por Walter Praxedes
Memorial do convento: "falar das mãos, falar das obras"
por João Roberto Maia
O tempo e as faces do narrador no romance Memorial do Convento de José Saramago
por Rosidelma Pereira Fraga
por Cibele Lopresti Costa1
Poder e ironia em Memorial do convento
por Nancy Maria Mendes
Entre o pai e o filho: o Cristianismo dilacerado em O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago
por José Carlos Barcellos
A paixão religiosa de José Saramago: Leitura de O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago
por Waldeci Tenório
O conto A cadeira e os romances posteriores de José Saramago
por Tereza Isabel de Carvalho
Saramago e Pepetela: As Representações dos Espaços em Memorial do Convento e A gloriosa família
por Rosangela Manhas Mantolvani
A trindade saramaguiana n’O Evangelho segundo Jesus Cristo
por Tânia Mara Antonietti Lopes
O mundo literário de José Saramago
por Rosemary Conceição dos Santos
A História do filho do homem: metaficção historiográfica e intertextualidade em O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago
por Cíntia Moscovich Faccioli
As personagens engajadas nos romances O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo, e Levantado do Chão, de José Saramago.
por Iraci Lacerda
Memórias inventadas e vividas em José Saramago: entre a verdade e a ficção
por Michelle de Oliveira Rolim
Proverbial style in novelistic José Saramago
por Maria Helena Sampaio Sereno
Entre a história e a ficção em Memorial do convento e Eurico, o presbítero
por Aline do Nascimento Duarte e Flávio Pereira Camargo
O diabo pede perdão: a redenção do diabo por José Saramago
por Salma Ferraz
O filho do homem... E da mulher: O plurilingüismo do Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago
por Rafael Camorliga Alcaraz
O poder desmistificador da linguagem em O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago
por Andreia Régia Nogueira do Rego
Levantado do chão e A caverna: arqueologias e percursos
por Maria Paula Santos Soares da Silva Lago
O Tempo Litúrgico de Levantado do Chão
por Marcos Aparecido Lopes
Em busca da ilha desconhecida, de José Saramago: um pequeno roteiro turístico-literário
por Mari Guimarães Sousa
Da Seara de Vento ao Levantado do chão: um outro valor mais alto se alevanta
por Michele Dull Sampaio Beraldo Matter
José Saramago em tradução alemã
por Ângela Maria Pereira Nunes
A escrita “Sob-controle”: Considerações sobre o narrador na ficção de José Saramago
por Madalena Vaz Pinto
Garrett e Saramago: viagens pelo rio da história ou pelo pequeno fio de água que se afunda e some nas areias do esquecimento?
por Amélia Cherulli Alsina
Documentário humano: Saramago e o Neo-realismo
por Odil José de Oliveira Filho
Auto-intertextualidade em romances de José Saramago: notas sobre a relação entre narrador e personagem
por Agnes Teresa Colturato Cintra
Uma nova leitura de Levantado do chão, de José Saramago
por Camile Tesche
Espaços que a história tece na ficção de Saramago
por Gerson Luiz Roani
A (des)construção da identidade na obra de José Saramago
por Shirley Carreira
Um estudo semiótico de O conto da ilha desconhecida, de José Saramago
por Fernando de Morais Gebra
Entre a nau de Ícaro e a jangada de pedra: utopia e iberismo em José Saramago
por Madson Góis Diniz
José Saramago e a metaficção histórica
por Milla Benício
Espaços expectantes (sobre romances de José Saramago)
por Sandra Ferreira
As tentações da memória: sobre As pequenas memórias, de José Saramago
por Odil José de Oliveira Filho
Saramago e as negações da morte
por Elizabete Carvalho Peiruque
O crítico e o ficcional nas crônicas de José Saramago
por Saulo Gomes Thimoteo
Um breve olhar sobre a cegueira sob um olhar filosófico-literário
por Luciane Figueiredo Pokulat
Utopia e distopia em A jangada de pedra, de José Saramago
por Célia Branco
A jangada de pedra: deslocamento no sentido do ser
por Elisa Cristina da Silva
José Saramago: o iberismo como utopia
por Marisa Corrêa Silva
O deslocamento de países semi-periféricos: Portugal e Espanha, uma leitura de A jangada de pedra
por Juliana Barros de Andrade Schmitz
De canoa ou de jangada: Guimarães Rosa e José Saramago na terceira margem
por Teresinha Gema Lins Brandão Chaves
A (im) provável gênese trans-ibérica em A jangada de pedra, de José Saramago
por Gisela Maria de Lima Braga Penha
A verdadeira viagem: a viagem da jangada
por José Geraldo Batista
por Luciana Alves dos Santos
O conto da ilha desconhecida: uma leitura semiótica
por Mariana Luz P. de Barros
O conto da ilha desconhecida, de José Saramago: uma leitura com o público infantil
por Rosiany da Silva Lisboa
O shopping center e a pós-modernidade em A caverna, de José Saramago
por Devalci Leonardo
A visualidade cega: o olhar saramaguiano sobre a sociedade contemporânea
por Shirley Carreira
História e emancipação nos romances de José Saramago
por Walter Praxedes
Acerca do feminino em O conto da ilha desconhecida, de José Saramago
por Pedro Fernandes de Oliveira Neto
José Saramago: a literatura do desassossego
por Ana Paula Arnaut
Female characters in Saramago’s works: a study of the symbolism of sight
por Shirley Carreira
José Saramago, um prémio Nobel levantado do chão :uma escrita de subversão na subversão da escrita.
por Miguel Oliveira Cardoso
Freud, Lacan e o conto da ilha desconhecida – reflexões psicanalíticas acerca de um conto de Saramago
por Frederico Teixeira Gorski
Asfixia globalizante em A caverna, de José Saramago
por Alexandre Vicenzo Barone
por Rosemere Ferreira da Silva
Lugar e lugares em A caverna, de José Saramago
por Edna S. Faria
Diálogos entre José Saramago e Jean-Paul Sartre
por Pedro Fernandes de Oliveira Neto
Memorial do convento ou a emergência da história
por Carlos Reis
Os limites entre autor e narrador em O evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago
por Valéria de Oliveira Alves
A humanização do divino em o evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago
por Murilo Moiana
A (des)construção da figura feminina em Ensaio sobre a cegueira
por Ana Maria Figueira
Ensaio sobre a cegueira: a cegueira como metáfora no livro de José Saramago
por Walter Praxedes
Ensaio sobre a cegueira: a voz de um narrador muito antigo
por Camila Rocha Muner
A metáfora como factor de textualidade em Ensaio sobre a lucidez, de José Saramago
por Olívia Maria Figueredo
Tempo, espaço e reconhecimento em Ensaio sobre a cegueira
por Lílian Lopondo e Angela Ignati Silva
O elemento fantástico como metáfora política em Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago e O último voo do flamingo, de Mia Couto.
porLigiane Cristina Segredo
Para além do escrito, a literatura como arte Engageé: diálogos possíveis entre José Saramago e Jean-Paul Sartre
por Pedro Fernandes de Oliveira Neto
Se podes ouvir, escuta: Relações audiovisuais do filme Ensaio Sobre a Cegueira e considerações sobre seu processo criativo
por Kira Pereira
Um narrador sob suspeição: Memorial do convento, de José Saramago
por Helena Bonito Couto Pereira e Lílian Lopondo
Oralidade e cultura popular na escrita de José Saramago
por Walter Praxedes
O papel da mulher em Memorial do convento, de José Saramago.
por Elizabete Costa Malheiros
A representação saramaguiana dos marginalizados em Memorial do convento
por Felipe dos Santos Matias e Gerson Luiz Roani
José Saramago e a litertura hispano-americana: uma identificação por afinidade
por Tania Mara Antonietti Lopes
Burr e o Memorial do convento ou a superação do(s) abuso(s) da memória
por Adriana Alves de Paula Martins
A desumanização e o neo-realismo na obra Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago
por Marília Pereira da Costa
José Saramago: o romance no lugar de todas as rupturas
por Nuno Júdice
O olhar pedagógico de José Saramago
por Walter Praxedes
Memorial do convento: "falar das mãos, falar das obras"
por João Roberto Maia
O tempo e as faces do narrador no romance Memorial do Convento de José Saramago
por Rosidelma Pereira Fraga
por Cibele Lopresti Costa1
Poder e ironia em Memorial do convento
por Nancy Maria Mendes
Entre o pai e o filho: o Cristianismo dilacerado em O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago
por José Carlos Barcellos
A paixão religiosa de José Saramago: Leitura de O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago
por Waldeci Tenório
O conto A cadeira e os romances posteriores de José Saramago
por Tereza Isabel de Carvalho
Saramago e Pepetela: As Representações dos Espaços em Memorial do Convento e A gloriosa família
por Rosangela Manhas Mantolvani
A trindade saramaguiana n’O Evangelho segundo Jesus Cristo
por Tânia Mara Antonietti Lopes
O mundo literário de José Saramago
por Rosemary Conceição dos Santos
A História do filho do homem: metaficção historiográfica e intertextualidade em O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago
por Cíntia Moscovich Faccioli
As personagens engajadas nos romances O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo, e Levantado do Chão, de José Saramago.
por Iraci Lacerda
Memórias inventadas e vividas em José Saramago: entre a verdade e a ficção
por Michelle de Oliveira Rolim
Proverbial style in novelistic José Saramago
por Maria Helena Sampaio Sereno
Entre a história e a ficção em Memorial do convento e Eurico, o presbítero
por Aline do Nascimento Duarte e Flávio Pereira Camargo
O diabo pede perdão: a redenção do diabo por José Saramago
por Salma Ferraz
O filho do homem... E da mulher: O plurilingüismo do Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago
por Rafael Camorliga Alcaraz
O poder desmistificador da linguagem em O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago
por Andreia Régia Nogueira do Rego
Levantado do chão e A caverna: arqueologias e percursos
por Maria Paula Santos Soares da Silva Lago
O Tempo Litúrgico de Levantado do Chão
por Marcos Aparecido Lopes
Em busca da ilha desconhecida, de José Saramago: um pequeno roteiro turístico-literário
por Mari Guimarães Sousa
Da Seara de Vento ao Levantado do chão: um outro valor mais alto se alevanta
por Michele Dull Sampaio Beraldo Matter
José Saramago em tradução alemã
por Ângela Maria Pereira Nunes
A escrita “Sob-controle”: Considerações sobre o narrador na ficção de José Saramago
por Madalena Vaz Pinto
Garrett e Saramago: viagens pelo rio da história ou pelo pequeno fio de água que se afunda e some nas areias do esquecimento?
por Amélia Cherulli Alsina
Documentário humano: Saramago e o Neo-realismo
por Odil José de Oliveira Filho
Auto-intertextualidade em romances de José Saramago: notas sobre a relação entre narrador e personagem
por Agnes Teresa Colturato Cintra
Uma nova leitura de Levantado do chão, de José Saramago
por Camile Tesche
Espaços que a história tece na ficção de Saramago
por Gerson Luiz Roani
A (des)construção da identidade na obra de José Saramago
por Shirley Carreira
Um estudo semiótico de O conto da ilha desconhecida, de José Saramago
por Fernando de Morais Gebra
Entre a nau de Ícaro e a jangada de pedra: utopia e iberismo em José Saramago
por Madson Góis Diniz
José Saramago e a metaficção histórica
por Milla Benício
Espaços expectantes (sobre romances de José Saramago)
por Sandra Ferreira
As tentações da memória: sobre As pequenas memórias, de José Saramago
por Odil José de Oliveira Filho
Saramago e as negações da morte
por Elizabete Carvalho Peiruque
O crítico e o ficcional nas crônicas de José Saramago
por Saulo Gomes Thimoteo
Um breve olhar sobre a cegueira sob um olhar filosófico-literário
por Luciane Figueiredo Pokulat
Utopia e distopia em A jangada de pedra, de José Saramago
por Célia Branco
A jangada de pedra: deslocamento no sentido do ser
por Elisa Cristina da Silva
José Saramago: o iberismo como utopia
por Marisa Corrêa Silva
O deslocamento de países semi-periféricos: Portugal e Espanha, uma leitura de A jangada de pedra
por Juliana Barros de Andrade Schmitz
De canoa ou de jangada: Guimarães Rosa e José Saramago na terceira margem
por Teresinha Gema Lins Brandão Chaves
A (im) provável gênese trans-ibérica em A jangada de pedra, de José Saramago
por Gisela Maria de Lima Braga Penha
A verdadeira viagem: a viagem da jangada
por José Geraldo Batista
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