+A +/- -A

- Fundação José Saramago
Criada em junho de 2007,  a Fundação José Saramago não apenas tem o objetivo de promover a conservação, o estudo e o conhecimento da sua obra, mas também de intervir social e culturalmente, de impulsionar ações a favor do ambiente e de contribuir para a promoção ativa dos direitos humanos.

Revista Blimunda
Mensário eletrônico da Fundação José Saramago

- Revista de Estudos Saramaguianos
A revista é produto do encontro de pesquisadores da obra de José Saramago em Brasil, Argentina e Portugal. Seu viés é o de uma revista acadêmica, com tiragem semestral, gratuita e eletrônica cuja proposta é a publicação de ensaios, documentos e recensões críticas que tenham como escopo a obra do escritor português. Seu objetivo é o de fortalecer os estudos, intercambiar pesquisas e dar a conhecer as diversas possibilidades de leituras em torno da obra saramaguiana.

- Outros Cadernos de Saramago
Depois de deixar de escrever no blog O caderno, a Fundação José Saramago criou este espaço para a divulgação de excertos e textos esparsos do escritor português.

- O caminho de Salomão
Uma das últimas viagens empreendidas por José Saramago foi refazer o percurso do elefante Salomão, do romance A viagem do elefante. O trajeto ficou registrado on-line em textos, fotografias, vídeos.

A casa de José Saramago

Depois da morte de José Saramago, A Casa onde viveu em Lanzarote foi transformada em museu e é aberta aos visitantes de todas as partes do mundo.

- Blog do livro Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago
Em 2012, Pedro Fernandes publicou livro Retratos para a... Dedicado a divulgar a obra sobre a literatura de José Saramago foi criado um blog para organizar todas as informações decorrentes do acontecimento.

- Caderno-revista 7faces 
Página com divulgação da edição especial produzida em homenagem à face poética do escritor José Saramago

- Coleção José Saramago
A Biblioteca Nacional de Portugal associada à exposição José Saramago: a consistência dos sonhos, quando da sua segunda montagem pública na Galeria de Pintura do Rei D. Luís I, no Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa, de 23 de abril a 27 de julho de 2008, criou este site dedicado ao escritor português. Aqui são apresentados, através de digitalização, os manuscritos de sua autoria existentes no Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea. Neste conjunto destaca-se os materiais para composição de O ano da morte de Ricardo Reis, tais como uma agenda de 1983 adaptada ao ano de 1936.

- A consistência dos sonhos
A exposição A consistência dos sonhos comissariada por Fernando Gómez Aguilera, teve sessão inaugural em 20 de setembro de 2007, na Fundação César Marinque, em Lanzarote; é até o presente a mais importante acerca de José Saramago. Além de inéditos descobertos durante o período preparatório da mostra, reúne abundantes manuscritos, primeiras edições, material documental, agendas pessoais, jornais e revistas, cadernos de notas, obras e documentos audiovisuais, traduções, num total de mais de um milhar de documentos. No ano seguinte, 2008, é inaugurado na internet um site para uma visita virtual à exposição.

- A maior flor do mundo - Ateliêrs
Cumprindo os objetivos de fomentar a leitura, de incentivar o respeito pelo meio ambiente e de promover a responsabilidade individual e coletiva, é que foi criado o itinerário a propósito do livro A Maior Flor do Mundo, de José Saramago. Os ateliêrs são para as crianças do ensino básico e tem atividades em escolas já desde 2008, ano em que a ideia foi lançada. Para divulgação da ideia foi criado o blog, onde são postadas as imagens das atividades, agenda, entre outros materiais.

- Cátedra Libre José Saramago
Grupo de Estudos coordenado pelo Prof.Miguel Koleff e autor de diversos estudos sobre de José Saramago.

- Prêmio Literário José Saramago
A Fundação Círculo de Leitores criou o Prêmio para dedicar a revelação de autores jovens da língua portuguesa.

Página do escritor na editora Companhia das Letras (editora brasileira que edita os livros do escritor)

Página do escritor na editora Rowohlt (editora alemã que edita os livros do escritor)