+A +/- -A
Esta é a primeira biografia de um dos escritores mais importantes da história da literatura. Nela podemos acompanhar a vida de José Saramago, desde o seu nascimento na aldeia portuguesa de Azinhaga, Golegã, até a sua mudança para a ilha de Lanzarote, Espanha. E descobrimos toda a sua obra, desde as crônicas de A capital e do Jornal do Fundão, até seu último livro, Caim.

Saramago passou a se dedicar definitivamente à escrita ficcional aos 53 anos e, em 1980, lança Levantado do chão. Com esse romance, surge o que viriam a ser conhecido como o "estilo saramaguiano": o narrador "oraliza" a escrita como se estivesse de viva voz, como numa roda de amigos, e desrespeita ostensivamente as regras sintáticas e a pontuação. Mas é o romance Memorial do convento, de 1982, que o consagra definitivamente.

Em 1992, ao vetar a candidatura de O evangelho segundo Jesus Cristo ao Prêmio Literário Europeu, um obscuro subsecretário de Estado da Cultura do governo Cavaco Silva desencadearia uma onda de contestação a qualquer censura à criação artística e contribuiria para a decisão do escritor de ir viver na ilha espanhola de Lanzarote, nas Canárias, com sua mulher Pilar del Río, com que havia se casado em 1988.

Em outubro de 1998, Saramago ganha o Prêmio Nobel de Literatura, tornando-se o primeiro e único escritor de língua portuguesa a obter tal distinção.


texto da orelha do livro publicado no Brasil, pela editora LeYa.