+A +/- -A
Teatro

O fim da paciência
1978 (?) - a peça foi adaptação/ releitura do conto "Coisas", mais tarde incluído no livro Objecto Quase. A peça encenada por Costa Ferreira no Teatro D. Maria II.

A noite
2013 - a peça foi apresentada pelo grupo de teatro dos Plebeus Avintenses com encenação de Eduardo Freitas.

2013 - a peça foi encenada por José Carlos Garcia com adaptação de Paulo Sousa Costa.

1979 - a peça foi representada pela primeira vez pelo Grupo Teatro de Campolide no Teatro Almada, com direção de Joaquim Benite, cenários de António Alfredo e direção musical de Carlos Paredes.

Que farei com este livro?
2007 - a peça volta a ser encenada pela Companhia de Teatro de Almada em Almada (Portugal).

1980 - a peça foi apresentada pela primeira vez em comemoração ao Centenário de Camões pela Companhia de Teatro de Almada, com direção de Joaquim Benite.


Cena da peça A segunda vida de Francisco de Assis. Fonte: site do Teatro Aberto

A segunda vida de Francisco de Assis
1987 - a peça estreia em de 17 de Junho de 1987 no Teatro Aberto, com  direção de Norberto Barroca e figurinos José Costa Reis.

In Nomine Dei
2007 - Escrita para um libreto, In Nomine Dei estreia para o teatro em dezembro, no Centro Andaluz de Teatro (CAT), em Sevilha, encenada por José Carlos Plaza e produzida pelo próprio CAT.

Don Giovanni ou o dissoluto absolvido
2006 - a peça estreia em 2006, no Teatro Nacional de São Carlos, Lisboa.

2012 - a peça estreia em 8 de março, no Teatro Juan Ruiz de Alarcón, no Centro Cultral Universitário da Cidade do México. A tragicomédia é interpretada por Martín Altomaro como Don Giovanni, Carlos Cobos como Leporello, Lucero Trejo como Dona Elvira, Erika Koré como Dona Ana/Zerlina e Rodolfo Blanco como Masetto/Don Octavio.

Ensaio sobre a cegueira
2011 - o romance ganha sua primeira adaptação para o teatro francês, em fevereiro, sob direção de Pierre Astrié, que assina o roteiro em conjunto com o diretor Danis Lanoy. Ainda em vida o escritor português aprovou o projeto dessa ideia.

2008 - estréia em novembro na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro, sob direção de Patrícia Zampirolli; a peça passou também pelo Teatro da UNIRIO, pelo Teatro Municipal de Macaé e também pelo Teatro da UFF, em Niterói.

2007 - estréia em março, no Godlihgt Theater Company, em Nova Iorque.

2005 - peça adaptada do romance homônimo pela Companhia de Teatro O Bando em co-operação com o Teatro São João (Porto)teve estreia no Teatro da Trindade com direção de João Brites.

1999 - com título de Il Contagio o romance chegou a ser adaptado por Carlo Cerciello.

Memorial do Convento
2008 - adpatação por Filomena Oliveira e Miguel Real e  produção da Companhia do Teatro D. Maria II; teve estreia em março na Capela do Campo Santo, no Palácio Nacional de Mafra.

2003 - Christiane Jatahy levou a adaptação de Memorial do Convento ao Teatro Municipal de São Paulo. A versão do texto ficou a cabo do dramaturgo espanhol José Sanchis Sinisterra e do cenógrafo português José Manuel Castanheira.

1999 - adaptação para o teatro por Joaquim Benite, Teatro da Trindade/CTA.

Cena da peça O evangelho segundo Jesus Cristo encenada em São Paulo. Fonte: Site da Revista Entrelivros.

O evangelho segundo Jesus Cristo
2001 - o romance mais polêmico do escritor teve uma versão cênica no Teatro Municipal de São Paulo, por Maria Adelaide Amaral e dirigida por José Possi Neto.

Cena da peça O conto da ilha desconhecida encenada no Teatro SESI-Curitiba em 2010.
Foto: Site Brasil Fashion News 

O conto da ilha desconhecida
2011 - encenado pela Grupo Kabana com bonecos feitos de cabaça, no Teatro Alterosa, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Texto adaptado e dirigido por Nélida Prado.

2008 - encenado pela Companhia Pé na Porta, no Teatro Fábrica, em São Paulo, em 2008; dirigido por Paulo Marcos.

2010 -  reestréia pelo Círculo de Encenação e Pesquisa Pé no Palco, no Teatro do SESI, em Curitiba. O espetáculo foi dirigido por Fátima Ortiz.

2002 - encenado pelo Círculo de Encenação e Pesquisa Pé no Palco, no Teatro Reunião, no Festival de Teatro de Curitiba. O espetáculo foi dirigido por Fátima Ortiz.

2012 - encenado pela Compagnie L'Alinéa. Concebido e interpretado por Brice Coupey para o teatro de marionetes.

Levantado do chão
2009 - encenado pela Usina de Arte João Donato, Rio Branco, Acre. Texto adaptado por Juarez Dias e Cenografia de Ed Andrade

As Intermitências da Morte / Ítaca Teatro / Quinta Parede (Itália / Portugal)
© Marco Donatiello - DP Studio


As intermitências da morte
2012 - encenado pelo grupo brasileiro Ítaca Teatro e os portugueses Trigo Limpo e Quinta Parede e com encenação de José Caldas, no Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica - FITEI 2012.

A viagem do elefante
2013 - adaptação de José Rui Martins e Pompeu José em parceria a Fundação José Saramago, a encenação teve estreia em Figueira de Castelo Rodrigo em junho de 2013.

Ensaio sobre a lucidez
2013 - produzida em 2004, a adaptação Tempo pessimo per votare foi encenada por Carlo Cerciello.

A jangada de pedra
2013 - encenação de João Brites e Rui Francisco do Grupo de Teatro O Bando.

Todos os nomes
2014 - adaptação idealizada por Karla Boos, Chris Evans, Cindy Limauro, Barbara Luderowski, Sarah Pickett, Megan Monaghan Rivas, Joe Seamans e Narelle Sissons. Teve estreia no The Original Carnegie Free Library of Allegheny.

Clarabóia
2015 - adaptação do romance de mesmo nome, escrito por José Saramago no início dos anos 1950 e só publicado em 2011. O trabalho de encenação é de Maria do Céu Guerra a partir do texto adaptado por João Paulo Guerra do grupo A Barraca e teve estreia em dezembro de 2015 no Teatro Cinearte. 



............................
As informações aqui apresentadas ainda encontram-se em processo de edição. Há uma grande dificuldade em fazer o levantamento uma vez que os dados disponíveis na internet são muito, em sua grande maioria, desencontrados. Qualquer sugestão para melhorar esse espaço entre em contato.