+A +/- -A
- José Saramago: Documentos
Documentário sobre José Saramago, baseado numa longa entrevista ao escritor na sua casa da ilha de Lanzarote em 1995, em que o próprio analisa a sua obra e partilha a sua reflexão sobre alguns aspectos da vida pessoal. 

Longa entrevista para a RTP2 com José Saramago logo depois de ganhar o Prêmio Nobel de Literatura em 1998.

Em maio de 1999, o escritor esteve no programa Sempre Um Papo, no Grande Teatro do Palácio das Artes

Conferência de José Saramago na Universidade de Granada, Faculdade de Filosofia e Letras, em 1999.

Conferência de José Saramago em novembro de 2004, Monterrey, México

Conferência de José Saramago em dezembro de 2004, Monterrey, México

Conversa realizada em 2001, por motivo da publicação de seu livro A caverna.

- José Saramago: "Parece que fue ayer"
A TV peruana reprisa em "Parece que fue ayer" uma longa entrevista para o programa "Confidencias" apresentado em dezembro de 2000.

- José Saramago: una perspectiva en final de milénio
Em dezembro de 1999, no México, José Saramago esteve em contato com estudantes e conversou sobre literatura e sua obra.

- Conferência de José Saramago "El nombre y la cosa"
Em dezembro de 1999, o escritor José Saramago esteve no México e pronunciou a conferência para a Cátedra Alfonso Reyes del Tecnológico de Monterrey. A sessão é dividida em três partes: "El nombre y la cosa", "El despertar de las democracias ciegas" e "Descubrámonos los unos a los otros".

- José Saramago em sessão de lançamento de As pequenas memórias
Em 2006, Saramago volta a Azinhaga, território de sua origem e participa de uma movimentada sessão de apresentação para o seu livro As pequenas memórias.

- Anúncio do Prêmio Nobel de 1998
Em outubro de 1998 o mundo conheceu o primeiro autor de língua portuguesa a ganhar o maior prêmio da literatura; o escritor “que, com parábolas portadoras de imaginação, compaixão e ironia torna constantemente compreensível uma realidade fugidia”.

José Saramago no Programa "El Faro de Alejandría"
Programa gravado em 27 de março de 1999 e exibido em 24 de abril do mesmo ano. Programa apresentado por Fernando Sánchez Dragó com a participação de Camilo José Cela (Prêmio Nobel de Literatura en 1989) e José Saramago (Prêmio Nobel de Literatura en 1998).

- Discurso de José Saramago no Fórum Social Mundial, de Porto Alegre
Durante a 5a. edição do Fórum Social Mundial, José Saramago fez uma intervenção partindo do tema daquele evento que celebrava o quarto centenário de Dom Quixote.

- Entrevista a José Saramago a Juan Cruz
Esta entrevista foi realizada pelo jornalista Juan Cruz ao escritor português José Saramago, no mês de junho de 2000, em sua casa de Lanzarote.

- José Saramago no Programa Roda Viva, da TV Cultura (1997)
Pelo ano de 1997, o escritor José Saramago apresentava o seu romance Todos os nomes. Nessa entrevista concedida ao Programa Roda Viva, da TV Cultura, o escritor conversa sobre este seu livro e sobre outros temas de suas obras.

- Homenagem ao Levantado do chão pela RTP

- Homenagem do Programa "Entrelinhas", da Tv Cultura
O "Entrelinhas" prestou uma homenagem ao escritor português José Saramago. Com depoimentos dos escritores Lygia Fagundes Telles e Luiz Ruffato e do cineasta Fernando Meirelles (o diretor do filme Ensaio sobre a Cegueira, baseado num de seus romances), o programa apresenta vários trechos inéditos da entrevista que Saramago concedeu ao Entrelinhas em sua última visita ao Brasil, em 2008, quando veio a São Paulo para lançar o romance A viagem do elefante e inaugurar uma exposição sobre sua vida no Instituto Tomie Ohtake.


- José Saramago na Sabatina Folha de São Paulo - Escritores brasileiros

- José Saramago na Sabatina Folha de São Paulo - Recuperação de Saúde
O livro A Viagem do Elefante "queria ser escrito de uma certa maneira, aquela", afirmou o escritor português José Saramago explicando a maneira como criou sua mais recente obra durante sabatina promovida pelo jornal Folha de S. Paulo, no teatro Folha, em São Paulo. 

- José Saramago em visita a Lavre (1998)
Um retorno ao lugar que lhe serviu de mote para a escrita de Levantado do chão.

- Homenagem do Programa "Ler + e melhor", da RTP
Vídeo com edição do Programa Ler + e melhor, da RTP, emitido em 18 de outubro  de 2010. No programa, a professora Maria Alzira Seixo analisa a obra de José Saramago e destaca aspectos de alguns livros e matiza questões que, do seu ponto de vista, merecem ser abordadas em posterior debate.

Video que apresenta o estágio de criação da obra. Zezinho é baseada no livro As pequenas memórias. Foi realizada em dois meses, de fevereiro a março de 2010. Trata-se de uma pintura plástica sobre superfície de madeira 200X200, de autoria de Emilio Fornieles.

- José Saramago, Prêmio Nobel da Literatura
O vídeo trata-se de uma homenagem do Partido Comunista Português a José Saramago por ocasião do 10.º aniversário da atribuição do Prêmio Nobel da Literatura. Nele, figura a presença de José Casanova, Louzã Henriques, Fernanda Lapa, José Santa-Bárbara, Baptista-Bastos, Joaquim Benite, José Sucena, Maria do Céu Guerra, Carmen Santos, Carlos do Carmo e Jerónimo de Sousa.
Numa das muitas viagens ao exterior, Saramago de numa estadia na Universidade de Granada, deu entrevista ao programa ao programa "Autoretrato".

- Entrevista a José Saramago por Silvia Lemos
"Tratos y retratos" é um programa organizado pela jornalista Silvia Lemos com produção do Canal 22, Tv mexicana.

- Entrevista a José Saramago por Omar Valiño

- Entrevista a José Saramago por Jesús Fonseca

- José Saramago e Carreira Neves
Quando do lançamento de Caim, em 2009, o Jornal das 9 do Canal SIC TV de Portugal exibiu um debate entre os escritor e o padre Carreira das Neves.

- Entrevista a José Saramago quando da atribuição do Prêmio Nobel
O Canal SIC TV de Portugal entrevistou José Saramago no dia do anúncio da atribuição do Prêmio Nobel, 08 de Outubro de 1998.

- Entrevista a  Edney Silvestre
Matéria especial feita pelo repórter Edney Silvestre, no "Jornal da Globo", em que Saramago fala não só de política, mas também de sua vida, sua infância e sua literatura.

- Da memória para Ficção através da História com José Saramago
Fala de José Saramago na UCLA

- Entrevista a Cristina Sivieri Tagliabue

- Entrevista a José Saramago no Programa "En noches como esta"
Entrevista concedida ao Programa En noches como esta, da televisão espanhola, em 12 de novembro de 2009.

- José Saramago no Programa do Jô
Entrevista feita em 1997 por ocasião do lançamento do livro Terra, de Sebastião Salgado, prefaciado por José Saramago.

- José Saramago no Programa do Jô
Entrevista feita em 2000 por ocasião do lançamento do seu romance A caverna.








Todos os vídeos aqui expostos são resultados de pesquisa feita na rede Youtube e as informações sobre eles prestadas são as mesmas. Em caso de direitos de autoria ou em caso de envio de outros materiais do gênero, bem como crítica, sugestões etc. ao espaço, deve o leitor entrar em contato pelo correio eletrônico.