+A +/- -A

CINTRA, Agnes Teresa Colturato Sintra. Caverna-mundo - paródia moderna em Saramago. Araraquara: Universidade Estadual Paulista, 2003.

FIGUEIREDO, Júlia. A figuração das personagens de Memorial do convento. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2014.

PASSOS, Rodolfo Pereira. Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, e a experiência da pós-moderna da verdade. Araraquara: Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, 2012.

MEDEIROS, Clarisse Ribeiro.Deambulando pela(s) caverna(s) de Saramago. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2007.

FARES FILHO, Edgard Murano. Os rascunhos de O ano da morte de Ricardo Reis: os movimentos na escrita de José Saramago, 2014.

SALIS, Marcia Moralis. Do oleiro em A caverna, as realidades da cerâmica artística brasileira. Porto Alegre: Centro Universitário Ritter dos Reis, 2010.

SILVA, Adriana Gonçalves da. O olhar desencantado em Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2011.

SILVA, Hudson Marques da. O visível e o invisível em Ensaio sobre a cegueira. Campina Grande: Universidade Federal de Campina Grande, 2012.

VIEIRA, Derlan Lopes. As múltiplas faces da violência em Ensaio sobre a cegueira. Salvador: Universidade do Estado da Bahia, 2013.