+A +/- -A
- Natal
Com data provável de 1946-1947, o conto Natal aqui publicado sai na edição 151-152 da Revista Colóquio Letras da Calouste Gulbenkian, em 1999, organizada com textos de críticos do mundo inteiro em torno do então recém-Nobel de Literatura.

- A morte de Julião
Conto publicado na revista Ver e crer, edição 39, de julho de 1948.

Calor
O conto Calor foi publicado pela primeira vez na edição 8 da Revista Colóquio Letras da Calouste Gulbenkian, em 1972. Depois será incorporado ao livro de contos Objecto quase sob o título de Desforra

O texto (espécie de conto) foi publicado pelo escritor no seu blog O caderno de Saramago, em 2009, quando o escritor trabalhava na escrita de Caim. Trata-se de um texto meio que apêndice ao Evangelho segundo Jesus Cristo, ou espécie de nota solta, ou parte cortada do texto original.

- O conto da ilha desconhecida
Publicado em 1997 pela Assírio&Alvim, o conto foi escrito por ocasião do Pavilhão de Portugal para a EXPO'98. No Brasil foi editado pela Companhia das Letras

- Cadeira
O conto abre o livro de contos Objecto Quase.

- Embargo
O conto foi publicado em 1973 pela Estúdios Cor. Depois foi acrescido ao volume de contos Objecto Quase.

- Centauro
O conto integra a antologia Objecto Quase.





A ordem das publicações aqui é aleatória, não se segue, portanto, uma cronologia específica. Para contribuir com textos para esta página leia Contribuições ou entre em contato.