+A +/- -A
Pintura

Lena Gal. Mulheres Marias. 116x89 da exposição "O feminino
na escrita de José Saramago"

O feminino na escrita de José Saramago
Lena Gal, como artista plástica com larga obra dedicada à representação do feminino busca alcançar esse universo de formas femininas igualmente pintadas pela escrita de José Saramago. A exposição foi construída a partir da leitura do livro Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago, do professor brasileiro Pedro Fernandes de Oliveira Neto e de parte significativa da obra do Prêmio Nobel de Literatura. No total são 25 telas, 21 acrílicos sobre tela e quatro desenhos que identificam os silêncios, os sentidos do olhar, a intuição, o amor, a sensualidade, a denúncia de casos de violência e do assédio sexual, a cumplicidade feminina do despertar para a consciência do ser mulher e dá formas a mulheres como Blimunda, a mulher do médico entre outras mulheres/personagens da obra saramaguiana.

Esquecer Saramago
Projeto coletivo de texto e imagem que reflete, através  de um mosaico de visões gráficas, a obra do Nobel da literatura português. São doze projetos de artistas plásticos — onze alunos e ex-alunos da ESAD.CR e um convidado especial, Pedro Penilo – que invocam, nos seus termos estéticos, onze textos fundamentais de José Saramago.

Saramago... formas de ver
Iniciativa promovida pela Biblioteca Municipal de Coimbra/ Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, em articulação com as escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra. A proposta foi descobrir o autor através da leitura de uma ou mais obras de José Saramago através das artes plásticas. 

Variações em torno da obra de José Saramago
Ainda em 2010, o editor do caderno-revista 7faces, Pedro Fernandes, lançou a proposta de organização de uma edição especial do periódico. Dentre as ideias que dão sustenção a esse projeto, vários artistas plásticos foram convidados a produzirem obras a partir da obra de José Saramago, o homenageado desta edição. Artistas plásticos de Brasil e Portugal produziram várias sequências que foram publicadas com o título Variações em torno da obra de José Saramago: Mauro Silper, anA marques, Helena Almeida, Ana Fernandes, Ana Rita Pereira, Iara Abreu, entre outros.

Objecto Quase
Conjunto de ilustrações do pintor mexicano Juan Sebastián Barberá para a coletânea de contos Objecto quase edição encartada no Diário de Notícias, edição de 9 de outubro de 1998.

Reprodução de ilustração de Manuel Estrada para o conto O silêncio da água, de José Saramago


O silêncio da água
Conjunto de ilustrações feitas por Manuel Estrada para o conto O silêncio da água, conto-fragmento publicado em 2011.


José Saramago segundo Agostinho Santos: pintura e desenho
Conjunto de cerca de duas centenas de obras do jornalista e pintor Agostinho Santos compostas a partir de leituras de Memorial do convento, A jangada de pedra, Ensaio sobre a cegueira, Todos os nomesAS pequenas memórias, As intermitências da morte entre outros. Os desenhos e telas patentes na exposição realizada em 2007 foram reunidos no livro José Saramago segundo Agostinho Santos: pintura e desenho.

O embargo
Conjunto de ilustrações elaboradas por Fernando de Azevedo para o conto O embargo, publicado em 1973, pela Estúdios Cor. A edição foi destinada por Saramago aos amigos da Editorial Estúdios Cor no Natal de 1973.

Colóquio-Letras 151-152
Conjunto de desenhos elaborados a partir da obra de José Saramago por Bartolomeu dos Santos para edição especial da Revista Colóquio-Letras, publicada em 1999.


Reprodução da ilustração de Graça Morais para o fragmento 30 de O ano de 1993 2ª edição, Editorial Caminho, 1987
Fonte: Internet/Livre

O ano de 1993
Conjunto de 10 ilustrações de Graça Morais compostas para a 2ª edição do livro O ano de 1993, publicada em 1987 pela Editorial Caminho.

O ano de 1993
Conjunto de ilustrações de Rogério Ribeiro compostas para a 3ª edição do livro O ano de 1993, publicada em 2007.

Vontades
Ciclo de pinturas de José Santa-Bárbara composto a partir do romance Memorial do convento. As imagens foram reproduzidas na edição comemorativa de vinte anos de lançamento da obra pela editora. Esta exposição é a interpretação de José Santa-Bárbara, através do meio de expressão que é a pintura, do livro Memorial do Convento. Ao percorrer a narrativa de José Saramago, o pintor foi adivinhando rostos e lugares e descortinando sentimentos. As telas, algumas de grandes dimensões, agarram o fio da história, deixando no espaço onde se encontram a atmosfera do igualmente grande livro Memorial do Convento.

A viagem do elefante
Conjunto de 15 ilustrações feitas em papel couché pelo pintor Pedro Proença para a edição especial de A viagem do elefante.


Reprodução de uma das pinturas de Armando Alves para o Levantado do chão.
Fonte: o antigo blogue da Fundação José Saramago.

Levantado do chão
Conjunto de 10 pinturas feitas por Armando Alves incorporadas numa edição especial de Levantado do Chão.

A maior flor do mundo
Conjunto de ilustrações feitas por João Caetano para o conto A maior flor do mundo.


Reprodução de uma das aquarela de Arthur Luzi Piza para a edição brasileira de O conto da ilha desconhecida
Fonte: Internet/Livre

O conto da ilha desconhecida
Conjunto de 8 aquarelas feitas por Arthur Luiz Piza para a edição brasileira de O conto da ilha desconhecida, publicada pela Companhia das Letras, em 1998.



Reprodução de umas das pinturas de Pedro Cabrita Reis para a edição de O conto da ilha desconhecida.
Fonte: Internet/Livre

O conto da ilha desconhecida
Conjunto de 4 ilustrações feitas por Pedro Cabrita Reis para a edição portuguesa de O conto da ilha desconhecida, publicada pela Assírio & Alvim, em 1998.

Le conte de l'lile inconnue
Conjunto de ilustrações feitas por Olivier Besson para a edição francesa de O conto da ilha desconhecida, publicada pela Éditions du Seuil, em 1998.



Reprodução de uma das ilustrações (capa) de Manuel Estrada para a edição espanhola de O conto da ilha desconhecida
Fonte: Internet/ Livre
El cuento de la isla desconocida
Conjunto de ilustrações feitas por Manuel Estrada para a edição espanhola de O conto da ilha desconhecida, publica pela Alfaguara, em 2002.

A viagem do elefante
Conjunto de ilustrações feitas por Pedro Proença para uma edição especial de A viagem do elefante publicada pela Editorial Caminho, em 2008.

El viaje del elefante
Conjunto de ilustrações feitas por Manuel Estrada para uma edição especial de A viagem do elefante publicado pela Editora Santillana, em 2011.